Economizar combustível é sempre um bom negócio, concorda? Ainda mais em tempos bicudos, com preços nas bombas que deixam qualquer um de cabelo em pé. E um dos grandes aliados do motorista nessa missão é o sistema Start-Stop, que cada vez mais ganha espaço no mercado de automóveis.
Ele desliga o veículo no momento de uma parada momentânea, como um farol vermelho ou durante os engarrafamentos. Dessa forma, evita que o motor fique consumindo combustível enquanto o veículo está parado. E, quando o movimento precisa ser retomado, a partida é dada de forma automática.
A economia proporcionada pelo sistema Start-Stop varia entre 5% e 10%, dependendo de fatores como o ciclo de uso do veículo (a redução no consumo será maior no uso urbano, que apresenta mais paradas) e do estilo de condução do motorista.
Outro ponto importante é que com a redução no consumo há emissão de menos poluentes e gases formadores do efeito estufa. Ou seja, além do seu bolso, o meio ambiente também lhe agradece quando o veículo conta com o sistema Start-Stop.
Tem ainda outro motivo pelo qual quem compra um carro com Start-Stop não fica mais sem este sistema de jeito nenhum. É o conforto acústico que ele proporciona — afinal, com o motor desligado, há menos ruído no interior da cabine.
Componentes dimensionados
Apesar de todas as vantagens, muita gente ainda fica com a pulga atrás da orelha: será que esse liga e desliga constante não vai fazer com que peças quebrem antes do tempo? A bateria não vai descarregar depois de um mês?
Se você é um dos que se questionam sobre a durabilidade do sistema, saiba que não há motivo algum para deixar de usufruir desses benefícios. Todos os componentes do sistema de partida são dimensionados para esse esforço de liga/desliga. A bateria, por exemplo, é mais robusta e tem maior capacidade de carga.
A Baterias Moura foi pioneira em baterias especiais para veículos com sistema Start-Stop e desenvolveu a Moura EFB (Enhanced Flooded Battery) que equipa, hoje, cerca de 75% da frota de veículos fabricados na América do Sul com essa tecnologia.
“A Moura EFB foi desenvolvida para ser um produto robusto, capaz de suportar um elevado número de ciclos e partidas”, explica Antônio Júnior, Diretor de Engenharia do Grupo Moura. “Enquanto um veículo comum realiza até seis partidas por dia, um automóvel com Start-Stop é submetido a dezenas de partidas diárias.”
Em toda a sua vida útil, a Moura EFB é capaz de dar até 50 mil partidas — em uma bateria convencional, esse número chega a 10 mil. Ela foi desenvolvida para oferecer a mesma relação custo/benefício, com exatamente a mesma qualidade já amplamente reconhecida pelo mercado.
Ao volante
Outro aspecto bacana do sistema Start-Stop é que você não precisa mudar absolutamente nada no jeito de dirigir. O sistema desliga o veículo nas paradas, mas mantém luzes, sistema de entretenimento e a ventilação funcionando normalmente.
Ao parar em um semáforo, por exemplo, o sistema desliga o motor assim que o veículo para por completo, se a transmissão for automática. Em carros com câmbio manual, o veículo é desligado assim que o motorista libera a embreagem, após colocar o câmbio em neutro.
O sistema de gerenciamento eletrônico se encarrega de monitorar todo o sistema elétrico e, se necessário, interfere nesse processo. Se a carga da bateria estiver baixa ou o motor ainda não tiver atingido a temperatura ideal de funcionamento, o veículo permanece ligado.
Além disso, se o carro ficar muito tempo parado (em um congestionamento, por exemplo) e a bateria chegar a uma condição de carga crítica, o motor é religado automaticamente, sem a necessidade de intervenção do motorista.
“Dessa forma, a bateria está sempre protegida”, diz Antônio Júnior, explicando que ainda há muitas situações previstas. “Até a condição de conforto é levada em conta. Se o ar-condicionado estiver na temperatura mínima, o sistema desabilita o desligamento para que a cabine não esquente.”
O Diretor de Engenharia do Grupo Moura ainda explica que a tecnologia Start-Stop é considerada, conceitualmente, o primeiro estágio da eletrificação veicular, dado o seu impacto na redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
Uma evolução contínua
As baterias EFB são fruto de anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produto e melhorias de processos de produção — além da colaboração com parceiros tecnológicos, em especial o
Instituto Tecnológico Edson Mororó Moura (ITEMM), de Pernambuco.
Mas ela não é a única frente de trabalho e desenvolvimento do Grupo Moura. Recentemente, foi criada uma Unidade de Negócios voltada para o desenvolvimento de baterias de íons de lítio para veículos elétricos.
Ela produzirá soluções não apenas para carros, mas também para todo o ecossistema de e-mobilidade, incluindo caminhões, ônibus, motos e bikes elétricas.
Atento para o futuro e sem descuidar do presente.
O Grupo Moura lançou, em 2021, a nova linha Moura Automotiva. Ainda mais eficiente, durável e sustentável, ela oferece o melhor custo/benefício do mercado. Outra novidade recente é a nova geração de baterias Moura para Motos, que também ganhou maior capacidade de retenção de carga.
Nos dois casos, elas são as baterias com a maior aceitação de carga do mercado — ou seja, são as que possuem a maior capacidade de retenção de carga. Elas também ganharam melhorias no processo produtivo, que proporcionam ainda mais durabilidade e performance.
Além disso, o Grupo Moura é o maior reciclador de chumbo da América do Sul, graças ao Programa Ambiental Moura, que há quatro décadas promove a logística reversa de 100% das baterias produzidas e vendidas no mercado nacional. Ou seja, toda bateria Moura recebe uma destinação correta, sem prejudicar o meio ambiente.
Mão na roda
O site oficial do Grupo Moura, conta com uma plataforma pioneira de entrega de baterias que faz com que ela chegue até você em 50 minutos após o seu pedido, com instalação gratuita, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19. Além disso, é possível encontrar nele a revenda mais próxima, caso deseje ir até a loja.
Precisou? É só clicar aqui em https://www.moura.com/ para ter a qualidade das baterias Moura com toda a praticidade, rapidez e segurança.