1º Prius Hybrid 1.8 – O preço não é dos mais em conta, mas os custos são de carro 1.0
O primeiro filtro deste comparativo foi feito com a seleção dos dez modelos mais vendidos em 2019 – o Prius foi o décimo colocado.
Mas, apesar de ser o último a entrar no baile, o híbrido conquistou a primeira posição da categoria com muita facilidade – até porque o preço de tabela não é levado em conta, já que a proposta aqui é falar especificamente de custos após a compra.
Obviamente, a grande arma do híbrido da Toyota foi o baixo consumo de gasolina (23,8 km/l na cidade e 18,2 km/l na estrada).
O segundo colocado também entrou no Menor Custo nos acréscimos. O Arrizo 5 ficaria de fora porque o modelo 2021 – com câmbio CVT de nove marchas e mudanças de conteúdo – ainda não estava disponível.
Na véspera do fechamento, porém, conseguimos uma unidade para teste. E o chinês fez bonito: à exceção do híbrido Prius, o Arrizo 5 foi o único com custo mensal abaixo de R$ 600.
O Cruze foi melhor do que o Arrizo 5 em gasto anual com combustível (R$ 5.119 ante R$ 5.188), e revisão (R$ 292/R$ 442), mas a diferença de preço de seguro (R$ 1.787/R$ 1.322) foi suficiente para encarecer o custo mensal e deixar o Chevrolet atrás do Chery no placar final.
O Corolla poderia ter ido além da quarta colocação se a versão mais vendida tivesse sido a híbrida Altis.
Com gratuidade das três primeiras revisões, o Jetta ainda se mostra econômico, mas tropeça no preço do seguro (o mais caro do grupo). Com o Sentra, foi o contrário: o seguro é barato, mas o consumo alto joga contra.
Sedãs Médios | 1o – Prius Hybrid 1.8 Aut. | 2o – Arrizo 1.5T RTS Aut. | 3o – Cruze Premier 1.4T Aut. | 4o – Corolla XEi 2.0 Aut. | 5o – Jetta R-Line 1.4T Aut. | 6o – Sentra SV 2.0 Aut. |
Preço (em R$) | 134.990 | 85.000 (valor estimado) | 111.090 | 112.990 | 119.990 | 96.990 |
Custo mensal (em R$) | 470 | 579 | 600 | 608 | 613 | 629 |
Revisão (em R$) | 320 | 442 | 292 | 339 | 0 | 279 |
Seguro (em R$) | 2.314 | 1.322 | 1.787 | 1.831 | 2.407 | 1.364 |
Consumo urbano (em km/l) | 23,8 | 11,8 | 11,7 | 11,9 | 12,2 | 10,1 |
Consumo rodoviário (em km/l) | 18,2 | 15,2 | 16,5 | 15,5 | 16,7 | 14,5 |
Gasto anual com combustível (em R$) | 3.012 | 5.188 | 5.119 | 5.130 | 4.944 | 5.906 |
Como selecionamos os carros para o Menor Custo de Uso
Entender previamente as preferências, os desejos e as necessidades da família é apenas uma das etapas que levam à decisão do novo carro que vai ocupar a garagem de casa.Já no campo estritamente racional é preciso fazer contas. É por isso que, de tempos em tempos, QUATRO RODAS publica o Menor Custo, um material especial com os modelos que pesam menos em seu bolso no primeiro ano de uso.
O passo inicial do Menor Custo 2020 foi filtrar os dez carros mais vendidos em 2019, considerando inicialmente o modelo e, em seguida, a versão em seis categorias: Hatches Compactos, Sedãs Compactos, Sedãs Médios, SUVs Compactos, SUVs Médios e Picapes Diesel
A fase seguinte elimina os quatro piores participantes no item Custo Mensal, obtido com base numa ampla análise de gastos no primeiro ano de uso que contempla os seguintes pontos:
Combustível | Manutenção | Seguro | Custo mensal | Preço de tabela |
Usamos as marcas de consumo obtidas em nossos testes, fazendo a média ponderada do uso (70% urbano, 30% rodoviário). O preço do combustível (R$ 4,375 o litro da gasolina comum e R$ 3,816 o litreo do diesel S10) é o valor médio na cidade de São Paul, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), no início de fevereiro. Calculamos o custo para rodar 15.000 km, distância média percorrida em um ano. | Despesas com as revisões recomendadas, previstas pelas fábricas para o primeiro ano ou 15.000 km. | O valor publicado refere-se à menor cotação dentre todas as obtidas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contemplam as maiores seguradoras do Brasil. Perfil QUATRO RODAS: homem, casado, 35 anos, sem filhos. | Obtido pela soma das despesas durante um ano dividido por 12. | Os valores são os sugeridos pelas fábricas, coletados no início de fevereiro. |
Como valores de taxas de emplacamento, primeiro registro e IPVA diferem em cada estado do Brasil, o Menor Custo não contempla as despesas com documentação.
Então, se você está de olho num sedã, boa compra!