Melhor Revenda: os SUVs usados mais valorizados de 2022
Premiação criada por QUATRO RODAS e KBB Brasil chega em sua XX edição apontando os modelos que mais preservam o seu investimento após a compra
Melhor Revenda 2022: SUV Compacto de acesso
Em seu primeiro ano “cheio”, o crossover é o vencedor da categoria que mais cresce em vendas no mercado. O Nivus valorizou nos últimos 12 meses e deixou para trás SUVs mais tradicionais do mercado, se beneficiando do adeus do Honda WR-V, vencedor de 2021. Mérito também para a estratégia da Volks.
O Nivus só é fabricado com o motor 1.0 TSI de até 128 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas, e em duas versões. Essa linha enxuta ficou bem mais cara este ano e não desvalorizou, mesmo com a perda de alguns equipamentos interessantes ao longo da temporada.
2º Suzuki Jimny -7,50%
3º Caoa Chery Tiggo 2 -8,95%
SEGMENTO: Caoa Chery Tiggo 2, Citroën C4 Cactus, Peugeot 2008, Renault Duster, Suzuki Jimny, VW Nivus
Melhor Revenda 2022: SUV Compacto de referência
A mudança de posicionamento feita pela GM na linha Tracker no fim de 2020 deu resultado. A marca passou a focar nas versões com motor 1.0 turbo e deixou o 1.2 turbo em uma opção solitária e mais cara dentro da gama. Com isso, o modelo ficou mais atraente no mercado de zero-km e seminovos.
Mas não foi fácil. O Tracker leva o Prêmio Melhor Revenda 2022 por ter desvalorizado pouca coisa a menos que o Hyundai ix35, veterano que sobrevive no mercado às custas de uma versão. Porém, a força da marca Chevrolet, que tem mais de 500 revendas no país, também pesou a favor.
2º Hyundai ix35 -1,79%
3º Suzuki Jimny Sierra -2,53%
SEGMENTO: Tiggo 5x, Tracker, ix35; T 50 Plus, Outlander Sport, Kicks, Renegade, Jimny Sierra, T-Cross
Melhor Revenda 2022: SUV Médio
Se o antecessor (o ix35) não conseguiu garantir o prêmio, esta geração do Tucson fez as honras da marca sul-coreana. Vendido em duas versões, com motor 1.6 turbo de 177 cv, o SUV médio feito pelo Grupo Caoa em Anápolis (GO) comprova que pode ser bom de revenda e vence a edição 2022 na categoria.
O Tucson se destaca ainda pelo bom nível de equipamentos da dupla de configurações e por ser o único do segmento a oferecer cinco anos de garantia. Sem o líder do segmento, o Jeep Compass, e com essa desvalorização bastante comedida, o modelo da marca sul-coreana sobressaiu no prêmio.
2º Mitsubishi Outlander -6,78%
3º Mitsubishi Eclipse Cross -9,29%
SEGMENTO: Ford Territory, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Mitsubishi Eclipse Cross, Mitsubishi Outlander
Melhor Revenda 2022: SUV Grande
O utilitário esportivo derivado da Hilux e produzido na Argentina venceu com sobras o Melhor Revenda 2022 em sua categoria. O SW4 valorizou acima de um dígito no período de 12 meses, enquanto seus rivais diretos depreciaram no mesmo espaço de tempo.
Detalhe é que falamos de um SUV de porte grande, com preço que parte acima dos R$ 380.000 e que ganhou uma nova configuração topo de linha acima dos… R$ 400.000. O emblema da Toyota na grade, a fama de robustez e a confiabilidade no motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm, porém, ajudam muito em sua valorização no mercado.
2º Mitsubishi Pajero Sport -5,90%
3º Chevrolet Trailblazer -7,77%
SEGMENTO: Caoa Chery Tiggo 8, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport, Toyota SW4
Melhor Revenda 2022: SUV Compacto Premium
Segmento que ganha cada vez mais representantes, o vice-campeão do ano passado garantiu o título agora. A nova geração do SUV de luxo, que estreou no Brasil no início de 2020, consegue aliar requinte, desempenho e dinâmica com bom custo/benefício para o segmento premium.
O conhecido motor TFSI 1.4 de 150 cv usado na versão de entrada é um importante aliado para a baixa desvalorização da linha, que ainda tem suas vertentes esportivas RS e RS Sportback, para “agregar valor”. Além disso, o Q3 voltará a ser produzido em São José dos Pinhais (PR) em meados deste ano.