Check-up de férias: o que não pode faltar na revisão do carro

Veja quais os principais cuidados que você deve tomar antes de viajar

Viajar de carro é uma das programações mais populares para curtir alguns dias de descanso durante as férias. Mas, se você tem planos do tipo, é importante programar uma boa revisão.

Um check-up geral antes de uma viagem é essencial para garantir a tranquilidade e a segurança do motorista e de todos os passageiros.

Para orientá-lo nesse momento, preparamos uma lista de itens essenciais que devem ser checados antes de pegar a estrada. Confira!

Revisões programadas

Não é por acaso que esse item está em primeiro lugar. Estar em dia com a revisão programada pelas montadoras é a certeza de que todos os elementos e sistemas estão atualizados.

Esse cuidado não serve apenas para trocar óleos, filtros e velas. A cada revisão programada, profissionais qualificados das concessionárias verificam as condições gerais do veículo e a necessidade de substituição de peças por outras genuínas. Sem contar que seguir o cronograma de revisões é indispensável para manter a garantia de fábrica do veículo.

A checagem de todos os sistemas é um processo que pode evitar problemas maiores

A checagem de todos os sistemas é um processo que pode evitar problemas maiores (SARINYAPINNGAM/Getty Images)

Tudo isso evita que um problema pequeno em um item de baixo custo gere um dano maior – e mais caro. Na Fiat, por exemplo, esse trabalho é realizado pela Mopar, marca responsável por peças, acessórios e serviços da montadora.

Freios

Ainda que você siga o cronograma de revisões, alguns itens devem ser verificados com atenção sempre que você for viajar, já que o comportamento do carro na estrada é diferente do na cidade.

Os freios ocupam o topo da lista. Vale a pena revisar discos, pastilhas e qualquer outro componente relacionado à frenagem do seu veículo.

Esse é um exemplo claro de cuidado que traz sossego para os viajantes e para o bolso do responsável pelo carro. A Fiat e a Mopar têm preços fixos para muitos produtos e serviços, como troca de pastilha de freio e muito mais.

Pneus

Pneus, incluindo o estepe, também são itens indispensáveis do check-up de férias. É preciso observar se eles estão muito desgastados ou com bolhas.

Se sim, nada de viajar nessas condições. É preciso substituir os que estiverem danificados. Lembre-se de que, na estrada, os pneus são expostos a temperaturas mais elevadas, o que aumenta a pressão – e podem até mesmo estourar se submetidos a condições mais extremas.

Além disso, é preciso fazer a calibragem de acordo com a determinação do fabricante para o carro carregado.

Alinhamento e balanceamento

Você sabia que seu carro pode precisar de alinhamento e balanceamento mesmo fora das revisões programadas se acertar um buraco ou a calçada, por exemplo?

Por isso é importante checar como andam alinhamento e balanceamento antes de pegar a estrada. Não vale a pena esperar até sentir vibrações ao volante ou perceber que o carro está puxando para um dos lados durante a viagem.

Fluidos

São itens simples, mas importantes: óleo de motor e transmissão, fluidos para freio, embreagem e direção hidráulica. Aproveite para conferir o estado dos filtros e a presença de vazamentos.

Seguir o cronograma das revisões programadas é uma forma de garantir que todos os serviços estão em dia

Seguir o cronograma das revisões programadas é uma forma de garantir que todos os serviços estão em dia (gilaxia/Getty Images)

Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, vale a pena adiantar. Em carros flex, vale também checar como anda o reservatório de partida a frio.

Equipamentos de segurança

Confira a presença e o funcionamento de triângulo, macaco e chave de roda. Como raramente esses equipamentos são utilizados, muitas vezes esquecemos deles. Certifique-se de que estão em bom estado.

Sistema elétrico

É importante verificar se lanternas, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta estão funcionando. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido – e pode prevenir um acidente ou uma multa.

Limpeza dos vidros

Também não custa checar o funcionamento de limpadores e desembaçadores, o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.

Não deixe para a última hora

Por fim, um detalhe importante é que o check-up de férias não deve ser deixado para última hora. Pode ser que a solução para uma questão encontrada não seja imediata – a necessidade da substituição de uma peça, por exemplo. Planeje-se com antecedência e curta o tempo de descanso sem preocupações.