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Quando QUATRO RODAS foi proibida de entrar em um lava a jato com um Hummer

O jipe é capaz de enfrentar caminhos de pedras como o da foto sem se abalar. Na cidade, não roda uma quadra sem que todas as atenções se voltem pra ele.

Por Marcus Brier - Atualizado em 3 ago 2020, 12h01 - Publicado em 2 ago 2020, 09h00

Publicado originalmente em setembro de 1998

Germano Lüders/Quatro Rodas

Você conhece o Hummer? Se a resposta foi sim, certamente sua referência a Guerra do Golfo, em 1991.

Naquela ocasião, os superjipes do Exército americano eram suspensos por helicópteros e atirados no deserto a uma distância de 5 m do chão.

Germano Lüders/Quatro Rodas

Apesar do impacto, eles partiam pra frente de batalha sem qualquer avaria. Com essas e outras proezas, essa máquina “musculosa” ganhou tanta popularidade nos EUA que passou a ser vendida no ano seguinte.

Agora, ela já está chegando ao Brasil importada pela Jaguar Cars e será exposta no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Mas, antes mesmo do Salão, o Hummer vem atraindo a curiosidade de muita gente.

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Estacionado em frente à loja da Jaguar, em São Paulo, chama a atenção de todos que passam por ali, a pé ou de carro, por suas dimensões colossais.

Pudera: ele tem 4,68 m de comprimento e 2,60 m de largura (quase 1 m a mais que o Ka).

Concebido para fins militares, não houve obstáculo que ele não tivesse vencido numa pedreira de São Paulo. Foi capaz de “escalar” pedras de 1 m de altura a um ângulo de 70 graus, não atolou numa grande poça com água até metade da roda e subiu um morro de pedras soltas, ajudado pelo diferencial autoblocante que transfere a força para a roda que estiver mais firme no solo.

Germano Lüders/Quatro Rodas

A primeira reação é de susto. No trânsito, ao notar a aproximação do Hummer, muitos motoristas se afobavam em passar para outra faixa. Entrar repentinamente na sua frente ou obstruir a passagem, então, nem pensar.

Como não estão familiarizadas com o Hummer nas ruas, as pessoas se espantam ao vê-lo de perto. Num posto de abastecimento de São Paulo, o frentista Carlos Souza ficou na dúvida: “Ué, em qual das bocas eu coloco diesel?”, perguntou, sem saber se abastecia o tanque principal ou o reservatório auxiliar, localizados um ao lado do outro na lateral do carro.

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Somados, comportam 159 litros e proporcionam autonomia de aproximadamente 700 km. Para verificar o óleo do motor, Souza, 1,60 m de altura, teve de se equilibrar sobre a roda dianteira do jipe para alcançar a vareta.

Vencida a apreensão inicial de estar a bordo de um carro desse porte, fica mais fácil guiar o Hummer. E preciso se acostumar com os freios, porque, pesadão e sem ABS, o jipe passa a impressão de que vai demorar a parar totalmente.

Germano Lüders/Quatro Rodas

Embora pese 3.189 kg (o equivalente a quase quatro Mille), demonstra leveza em todas as manobras graças à direção hidráulica.

No acesso à garagem em forma de caracol de um shopping center, o volante esterçou sem exigir esforço de quem dirigia. Encontrar lugar para estacioná-lo é um desafio. O jipão toma o espaço de um carro e “rouba” parte de uma segunda vaga.

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No trânsito, é impossível não invadir a faixa do lado em algumas avenidas estreitas. Conhecer o Hummer de perto suscita nas pessoas maneiras variadas de ganhar dinheiro extra, como o segurança André de Freitas Nunes: “Se tivesse um jipe assim faria escolta para figurão”, afirma.

Nunes não sabia, porém, que, apesar da aparência de carro blindado que transporta valores, a carroceria do Hummer é feita de aluminio e fibra, Mas é possível reforçá-la.

“A blindagem do Hummer não sai por menos de R$ 50 000”, afirma Paulo Fernando Marques, diretor-superintendente da Jaguar Cars.

Germano Lüders/Quatro Rodas

Segundo ele, existem três perfis de compradores de Hummer: o cliente que quer se sentir protegido no trânsito, o que adora trilhas off-road e o que quer se exibir.

Resta saber em qual categoria se encaixam o boxeador Mike Tyson que comprou seis para presentear alguns amigos, e o ator Arnold Schwarzenegger.

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Quem andar com o jipe em estradas de terra poderá enfrentar dificuldades na hora de lavá-lo. Depois de submetélo a uma série de provas radicais, levamos o Hummer a um lava-rápido.

Foi uma novela. Um funcionário, munido de fita métrica, quis saber se o carro caberia na máquina que trabalha por meio de enormes escovas. Apareceram, em seguida, o representante da firma responsável pelo equipamento e o proprietário do lava-rápido. 

Germano Lüders/Quatro Rodas

Houve um impasse: “É melhor não lavar aqui”, preveniu o representante. “Por quê?”, indagou o dono. “Simplesmente porque a lavagem pode danificar o aparelho. “O que aconteceria com o carro?”, insistiu o dono do lava-rápido. “Com o carro nada”, disse o representante. “O problema é o que sobraria das escovas.” A solução foi usar uma máquina que funciona apenas com jatos d’água.

Se deixar o Hummer limpo é uma tarefa trabalhosa, trocar os pneus é desnecessário, devido ao sistema que infla ou murcha os pneus. Antes de encontrar uma borracharia, é possível rodar até 32 km, desde que não ultrapasse 50 km/h.

Esse comando e outros tantos no interior do carro surpreenderam a dona de casa Mabel Rocha Nossa, tem tanto botão aqui dentro que até parece um quarto de motel!”

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Jipe de guerra, carro de escolta, quarto de motel… Como se vê, cada um encontra diferentes utilidades para o Hummer.

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Arte/Quatro Rodas
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