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VW T-Cross 1.0 TSI usado tem versões automáticas por R$ 90.000

A diferença de versões e pacotes de equipamentos resulta em uma oferta com preços variados. Mas esse não é um SUV caro de manter

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 18 mar 2024, 10h35 - Publicado em 24 abr 2023, 05h30

O T-Cross é um dos grandes sucessos da Volkswagen no Brasil e faz escola dentro de casa. Tanto que um futuro substituto do Gol poderá ser um mini-SUV. A receita do sucesso, porém, não repousa apenas na carroceria de SUV.

O Volkswagen T-Cross reúne outros atributos para alcançar o bom desempenho no mercado mesmo nas versões com motor 1.0 turbo.

Equipamentos do VW T-Cross

Equipamentos como teto panorâmico (opcional), bons resultados nos testes de impacto realizados pelo Latin NCAP e custo de manutenção em conta são algumas de suas qualidades. O visual quadrado, tipo caixa, pode não agradar a todos, mas não é controverso e está alinhado com a linguagem atual da marca.

Volkswagen T-Cross 200 TSI
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Dimensões do VW T-Cross

Projetado sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen T-Cross brasileiro é ligeiramente maior do que o europeu, sendo cerca de 9 mm a 11 mm mais alto, dependendo da versão, e 88 mm mais comprido, com seus 4,199 mm de comprimento total.

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Versões do VW T-Cross

Sendo lançado em 2019, permanece basicamente com a mesma linha apresentada inicialmente, composta pelas versões 200 TSI (1.0 turbo de 128 cv), de entrada (que era disponível com câmbio manual e dois pacotes de opcionais, o Interactive I e II); Comfortline 200 TSI, também com pacotes Exclusive e Interactive; e finalmente a top Highline 250 TSI, com motor 1.4 turbo se 150 cv e que tinha como principais opcionais o painel digital, som Beats e luz diurna de led.

Por conta desses pacotes de opcionais é muito importante pesquisar com atenção antes de optar pela compra, pois a variação de preços é grande.

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Volkswagen T-Cross 200 TSI
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

No caso da básica, por exemplo, podem existir carros com tela de 6,5” e câmera de ré, que são opcionais dos pacotes. O mesmo acontece com a Comfortline (iluminação ambiente de led, tela de 8”, teto solar etc.) e Highline. Dessa forma, os valores podem variar bastante.

Importante saber que a VW já retirou de linha a versão de entrada 200 TSI equipada com câmbio manual, pelo baixíssimo índice de vendas. Para ter uma ideia, de janeiro a junho de 2021, foram emplacadas somente 14 unidades. A probabilidade de virar um clássico do futuro é grande, se esse for seu interesse.

Defeitos do VW T-Cross

O Volkswagen T-Cross é um carro sem grandes defeitos crônicos. Os problemas se resumem a acabamento e ruídos basicamente, mas infelizmente são insistentes.

Antes de comprar, verifique também se as campanhas de recall foram atendidas, pois em alguns casos o que foi alvo dessas solicitações eram itens que podem sair caro hoje se não foram verificados ou trocados, quando chamados.   

Comparativo: Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross
T-Cross tem motor 1.0 turbo de 128 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)
  • Barulho interno – A quantidade de plásticos rígidos no interior é grande e, com isso, surgem os rangidos irritantes, fonte constante de reclamações dos proprietários. E nem as concessionárias resolvem.
  • Faróis embaçados – Em alguns casos a água brota sem dó na parte interna dos faróis, em virtude de problemas de vedação do componente.
  • Suspensão dianteira –  Já foi alvo de recall, abrangendo as porcas superiores de fixação das bieletas nos amortecedores, em modelos 2020.
  • Multimídia – Em alguns carros pode superaquecer, travar e até mesmo reiniciar sozinho. A VW diz que uma atualização de software resolve, mas tem gente apanhando com isso.
  • Embaçamento do para-brisa –  O para-brisa embaça em alguns casos ao se deixar o carro exposto ao sol por longo tempo.

O motivo não é claro. A suspeita recai sobre a presença de fumos plásticos, provenientes do aquecimento do painel e de outras partes. Mas é aderente e difícil de sair. Ah, e volta também, depois de retirado.

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A voz do dono

Nome: Fabricio Mello de Almeida
Idade: 38 anos
Profissão: comerciante
Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro:

“É versátil, ágil e econômico. Anda muito bem e tem ótimo espaço interno para o tamanho dele. Apesar de ser bem quadrado, eu acho o carro bonito. O interior é moderno e, no meu caso, o painel digital e o som Beats são excelentes.”

O que eu odeio: 

“São grilos e ‘nhéc-nhéc’ o tempo todo nas portas, no painel, nas laterais, por todo lado. Levei em uma oficina especializada em tirar ruídos, melhorou muito, mas eles ainda estão lá. O acabamento poderia ser melhor.”

Preços do Volkswagen T-Cross usado (KBB Brasil)

Seminovos-Tcross
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do VW T-Cross

Peças T-cross
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

“Ele ficou mais equipado na linha 2022, principalmente no que diz respeito a tecnologias de segurança. (…) Escolhemos a versão topo de linha, Highline 250 TSI, para apresentar cinco vantagens e desvantagens do campeão de vendas.  Um dos principais pontos positivos é o desempenho proporcionado pelo motor 1.4 turbo, que rende até 150 cv e 25,5 kgfm. E, apesar de estar longe de ser o mais potente da categoria, […] ele é muito eficiente.”

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Pense também em um Hyundai Creta

Creta
(Divulgação/Quatro Rodas)

Teve reestilização recente, mas tem outros atributos, como os cinco anos de garantia e, dependendo da versão, TV digital e bancos ventilados. Seu porta-malas tem bons 431 litros. Mas tem seus contras, como o desempenho frustrante para um motor 2.0, com apenas 166 cv. E consumo longe de ser baixo. Mas os defeitos crônicos severos nesse modelo também passam longe, só depende das revisões em dia.

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