O Vitara é um dos modelos mais tradicionais da Suzuki no Brasil. A quarta geração apresentada no final de 2016 surpreendeu a todos pela vocação urbana e o caráter esportivo, mérito da plataforma compartilhada com o esperto crossover S-Cross.
Entre os dois motores disponíveis, priorize o K14C Boosterjet, oferecido na versão 4Sport. É um quatro-cilindros 1.4 sobrealimentado por turbocompressor, que oferece 146 cv e 23,5 kgfm entre 1.700 e 4.000 rpm.
Sua relação peso/potência é 8 kg/cv, o que garante um 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Seus 1.170 kg também resultam em médias de consumo excelentes: 14,4 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada, com gasolina.
A versão 4Sport conta com sete airbags, bancos, volante e manopla do câmbio revestidos de couro, luzes diurnas de led, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento dianteiros e acionamento automático dos faróis e limpador de para-brisa.
Se a grana estiver curta, há o motor M16A de quatro cilindros e 1.6, com comandos de válvulas variáveis. Rende 126 cv e 16,7 kgfm e, na versão 4You, está sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Essa versão também traz ar-condicionado automático, partida sem chave, rodas aro 17 com pneus 215/55, faróis de neblina, indicadores de direção nos retrovisores, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.
A 4You é a porta de entrada para a tração 4×4 – o sistema Allgrip conta com quatro modos de condução: automático, esportivo, para pisos de baixa aderência e com bloqueio do diferencial para situações extremas no fora de estrada, e o útil HDC (controle automático para declives).
Evite a rara versão 4All manual: com câmbio de cinco marchas que ninguém quer e ainda perde a ótima central multimídia com tela de 10”.
Reestilizado, o modelo 2019 deixou de oferecer o motor M16A e recebeu um novo conjunto de grade e para-choque dianteiros. As lanternas ganharam uma lente nova. O painel de instrumentos recebeu uma tela colorida, a central multimídia ficou mais rápida e finalmente surge a opção do teto solar na versão 4Style.
Com apenas 4,17 metros de comprimento, o Vitara só não é recomendado para quem precisa de espaço: seu entre-eixos de 2,5 metros é 7 cm menor que o do Jeep Renegade. O pequeno número de concessionárias Suzuki pode inibir os interessados, mas basta verificar o histórico de manutenção: a mecânica do Vitara não é complexa e pode ser realizada pela maioria dos reparadores. O maior problema não é nem o valor das peças, mas sim a disponibilidade.
Problemas e defeitos do Suzuki Vitara
Cabeçote Dotado de injeção direta, o motor K14C Boosterjet pode apresentar carbonização excessiva nas válvulas de admissão, situação que provoca queda expressiva no desempenho.
Câmbio automático A fábrica recomenda a troca do fluido aos 165.000 km, mas vale sempre a pena inspecionar o nível e também o estado do líquido de arrefecimento para não comprometer
o trocador de calor.
Tração 4×4 Em condições normais de uso, o sistema Allgrip funciona sob demanda, enviando torque às rodas traseiras através de uma embreagem multidisco que pode apresentar problemas devido ao mau uso. Também vale a pena verificar se o óleo do diferencial traseiro foi substituído.
Teto solar Sinais de oxidação e mofo são indícios de infiltração. O mecanismo deve operar suave e silenciosamente para não forçar o acionamento elétrico. Sujeira nos trilhos e falta de lubrificação são as causas mais comuns de trancos e estalos.
Sistema start-stop Irregularidades no funcionamento do sistema indicam que a bateria está chegando ao fim de sua vida útil: considere o valor de uma bateria nova antes de fechar negócio.
A VOZ DO DONO
O que eu adoro:
“Melhor automóvel que já tive. Motor forte, potente e muito econômico, com toda a confiabilidade mecânica japonesa. Bom nível de equipamentos e estabilidade excelente. Um ótimo custo/benefício.”
O que eu odeio:
“É preciso gostar muito do carro e da marca para manter um: a rede autorizada é pequena, o que dificulta o acesso a peças de reposição. Acabei optando pelos serviços de oficinas independentes.”
Nome: Miguel Martinez
Idade: 63 anos
Profissão: engenheiro
Cidade: Taubaté (SP)
Preço médio dos Suzuki Vitara usados (KBB)
Preço das peças do Suzuki Vitara
Nós dissemos
Novembro de 2016 “O Vitara foi uma grata surpresa na pista de testes […]. Além de ser o Suzuki mais veloz à venda no Brasil (superando até o Swift Sport R), ele é o SUV mais econômico já testado por QUATRO RODAS: 14,4 km/l no ciclo urbano e 17,6 km/l no rodoviário. (…) Diferentemente da maioria dos SUVs, a estabilidade é um dos pontos fortes, inclusive nos trechos sinuosos, nos quais ele faz curvas com segurança.
Pense também em um…
Honda HR-V – Oferece ótimo espaço traseiro, favorecido pelo sistema de bancos modulares similar ao do irmão Fit, e seu porta-malas acomoda 437 litros. A maioria usa o antigo motor 1.8 flex do Civic, com 140/139 cv, mas vale a pena optar pelo HR-V Touring, que surgiu em 2020 com motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv, sempre com câmbio CVT: faz o 0 a 100 km/h em 8,4 s e percorre 12,2 km/l na cidade
e 14,6 km/l na estrada.