Melhor Revenda 2025: os sedãs mais valorizados do ano
Confira quais sedãs compactos e médios tiveram a menor desvalorização entre 2024 e 2025

Nunca se vendeu tanto carro usado no Brasil como em 2024. Foram 15.777.594 veículos, segundo a Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Auto-motores. Além dos preços naturalmente mais acessíveis, um dos fatores que impulsionam esse segmento é a menor depreciação do usado na comparação com o novo. Entre as opções do mercado, os seminovos em geral apresentam pouco desgaste e muitos ainda estão em período de garantia.
Para orientar você que pensa em trocar de carro, este guia Melhor Revenda elenca 67 opções entre automóveis e comerciais leves com a menor desvalorização do Brasil no período de 12 meses.
Feito em parceria com a Mobiauto, plataforma digital de compra e venda de veículos, esta edição traz novidades, como a inclusão de categorias e a mudança na nomenclatura, com o objetivo de refletir fielmente as ofertas do mercado.
Categorias antes classificadas como “de acesso” e “de referência” deixaram de existir e segmentos como os de hatches e SUVs passaram a ter categorias classificadas como “de topo”, separando os modelos mais caros.
Os sedãs aumentaram sua presença, com uma categoria dedicada aos médios, tendo Caoa Chery Arrizo 6, Toyota Corolla e VW Jetta.
Os critérios de apuração são os mesmos das edições anteriores. O levantamento dos índices de desvalorização considerou os preços iniciais de cada versão dos modelos vendidos zero-km, em janeiro de 2024, comparados aos valores de revenda dessas mesmas versões, em janeiro de 2025. Esses valores são obtidos pela média dos preços alcançados pelos carros nas negociações dos particulares com os lojistas, no mercado.
Para serem elegíveis ao Prêmio Melhor Revenda, os modelos de automóveis e comerciais leves devem permanecer à venda como zero-km de janeiro de 2024 a janeiro de 2025. São excluídos da premiação modelos que foram lançados, tiveram troca de geração ou passaram por reestilizações profundas ou mudanças marcantes no período considerado.
Por conta dessas regras, ficaram de fora da lista os Fiat Pulse e Fastback híbridos, BYD Shark, Dolphin Mini, Renault Kardian, Peugeot 2008 e Chevrolet Spin, os quais poderão entrar na pesquisa do ano que vem.
Ao todo foram considerados 205 modelos e a média de desvalorização geral do mercado, no período, foi de 7%, um número animador e que demonstra a força do segmento de usados, e o período “aquecido” que ele vive, como diria um economista. Confira a seguir quais modelos são considerados bons na hora do proprietário fechar negócio.
CATEGORIA SEDÃ COMPACTO
1º – Honda City Sedan: -11%
O Honda City é um bom exemplo que demonstra como o mercado de seminovos está aquecido e, consequentemente, a desvalorização dos veículos diminuiu. Em 2024, que considerou o período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, o sedã foi o vencedor nesta categoria, com índice de 18,6%, bem maior que o de agora, 11%, mais precisamente, 7,6 pontos percentuais.
2º – Fiat Cronos: -12% / 3 – Toyota Yaris Sedan: -14%
SEGMENTO: Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Honda City Sedan, Hyundai HB20S, Nissan Versa, Toyota Yaris Sedan, VW Virtus
CATEGORIA SEDÃ MÉDIO
1º – Caoa Chery Arrizo 6: -7%
Vida de sedã no mercado de zero-km não é fácil diante do sucesso dos SUVs no mercado. Mas, entre os seminovos, os sedãs se defendem bem, com índices de depreciação relativamente baixos. O Caoa Chery Arrizo 6 sumiu alguns meses das lojas no ano passado, mas o volume comercializado foi suficiente para manter sua aceitação em alta entre os usados, superando ninguém menos que o best-seller da categoria, o Toyota Corolla, em segundo lugar.
2º – Toyota Corolla: -9% / 3º – Volkswagen Jetta: -12%
SEGMENTO: Caoa Chery Arrizo 6, Nissan Sentra, Toyota Corolla 2.0, VW Jetta
CATEGORIA SEDÃ PREMIUM
1º – Audi A3 Sedan e BMW Série 3 320i: -9%
Nesta categoria, deu empate na primeira colocação com o bicampeonato do líder do segmento, o BMW 320i, e a ascensão do rival Audi A3 Sedan, ambos com 9% de desvalorização. O primeiro é nacional, fabricado em Araquari (SC), e o segundo foi produzido no Brasil até 2019, mas agora vem importado da Alemanha. Ambos são equipados com motores a combustão. Enquanto o BMW segue com o motor 2.0 biturbo de 184 cv e 30,6 kgfm, o Audi tem o 2.0 turbo de 334 cv e 32,6 kgfm.
2º – Mercedes-Benz CLA: -15% / 3º – Mercedes-Benz Classe C: -16%
SEGMENTO: Audi A3 Sedan, Audi A4 Sedan, BMW 218i, BMW 320i, Mercedes Classe C, Mercedes CLA
NÚMEROS E CURIOSIDADES
Médias das categorias
Subcompacto | -19% |
Hatch compacto | -17% |
HATCH COMPACTO de topo | -17% |
HATCH PREMIUM | -13% |
Sedã compacto | -15% |
Sedã médio | -7% |
Sedã premium | -9% |
SUV compacto de entrada | -21% |
SUV compacto de topo | -14% |
SUV médio | -17% |
SUV até R$ 500.000 | -12% |
SUV acima de R$ 500.000 | -13% |
Picape compacta | -8% |
Picape intermediária | -15% |
Picape média | -11% |
Picape grande | -14% |
híbrido até R$ 250.000 | -16% |
híbrido acima de R$ 250.000 | -11% |
elétrico até R$ 300.000 | -19% |
elétrico acima de R$ 300.000 | -41% |
Furgão comercial | -36% |
Furgão compacto comercial | -26% |
Van comercial | -30% |
O placar das marcas que tiveram os melhores resultados: | Fiat, Honda, Ford
4 PRÊMIOS |
Porsche
3 PRÊMIOS |
BMW
2 PRÊMIOS |
Audi, Caoa Chery, Nissan, Kia, Jeep, RAM, Toyota, VOLVO
1 PRÊMIO |
DESVALORIZARAM MENOS:
• SEDÃ MÉDIO • PICAPES COMPACTAS |
DESVALORIZARAM MAIS:
• FURGÃO COMERCIAL • VAN COMERCIAL |
DESVALORIZAÇÃO MÉDIA DE MERCADO FOI DE – 7%