Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mitsubishi Pajero TR4: veja qualidades e defeitos do jipe 4×4

Versátil e robusto, o jipinho urbano enfrenta qualquer terreno, mas seu espaço é apertado - e o consumo é alto. Mas quem tem não vende

Por Redação
Atualizado em 28 set 2024, 13h48 - Publicado em 26 set 2024, 13h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mitsubishi Pajero TR4

    Seu sonho é ter um jipe que reúna as características de um bom off-road, como durabilidade, resistência e desempenho na terra, só com o objetivo de curtir uma trilha no fim de semana. No entanto, você não pode se dar ao luxo de ter um veículo para brincar na lama e outro mais confortável e equipado para o dia a dia da cidade.

    Nesse caso, o Mitsubishi Pajero TR4 merece conhecer sua garagem. Compacto e com a comodidade das quatro portas, ele traz a praticidade para o uso urbano, porém oferece limitações, como a falta de espaço interno (ainda mais no banco traseiro), o acabamento espartano e o alto consumo.

    Mitsubishi Pajero TR4

    A boa notícia é que ele dá pouca manutenção e suas peças não são tão caras quanto a média de um 4×4, graças ao fato de ter sido fabricado no Brasil por 12 anos e sem grandes mudanças. Mas atenção: faça antes uma cotação, pois o seguro pode pesar dependendo do perfil, como ocorre com a maioria dos SUVs utilizados no fora-de-estrada.

    Produzido em Catalão (GO), o TR4 foi lançado em 2002, substituindo o irmão gêmeo Pajero iO, importado do Japão. Continuou em linha até 2015, e sua aposentadoria causou grande comoção entre os adeptos do off-road – principalmente aqueles que participam dos populares ralis de regularidade organizados pela Mitsubishi no país.

    Continua após a publicidade

    Mitsubishi Pajero TR4

    Para falar sobre as opções de usados e seminovos, vamos nos concentrar nos modelos feitos a partir da linha 2009/2010, quando o TR4 sofreu sua maior atualização (ainda que superficial). Além de um facelift que padronizou a linguagem de estilo da marca, o motor 2.0 de quatro cilindros flex teve a taxa de compressão aumentada, gerando um aumento de potência de 133/131 cv para 140/135 cv. Já o torque subiu de 19/18 kgfm para 22/20 kgfm.

    Mitsubishi Pajero TR4

    Havia três versões: GLS (com câmbio manual, sem freios ABS nem airbag para o passageiro), MT (manual com ABS e airbags) e AT (automático com ABS e airbags). Todas vinham com ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som e trio elétrico. Em 2012, foi lançada uma versão 4×2 restrita ao uso urbano.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Os concorrentes são poucos e de nicho: o Suzuki Jimny, ainda mais apertado (mas igualmente valente) e a geração anterior do Chevrolet Tracker/Suzuki Gran Vitara (com tração 4×4, mas vocação mais urbana).

    Mitsubishi Pajero TR4

    Nascido para o off-road, o TR4 também vai bem no asfalto, principalmente o esburacado. O TR4 possui o que a Mitsubishi chama de “chassi integrado ao monobloco”. É um recurso presente no Pajero Full que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, no qual toda a estrutura forma uma peça única. Na prática, ele não toma conhecimento de buracos e valetas, e oferece segurança adequada em estradas.

    FUJA DA ROUBADA

    Atenção nas versões que já sofreram raspões ou amassados na parte inferior do veículo. É um sinal de que o carro já foi submetido a trilhas de maneira bem intensa. Reparos podem indicar que ele capotou nessas incursões fora do asfalto.

    Defeitos do Mitsubishi TR4

    Mitsubishi Pajero TR4

    Continua após a publicidade

    Tampa traseira – Fique atento para amassados leves na tampa traseira, provocados por pequenas colisões no estepe, já que elefica saliente em relação ao para-choque. Se a batida for muito feia, faça as contas antes, pois uma tampa nova pode ultrapassar os R$ 4.000.

    Escapamento – Não é difícil ele apresentar oxidação, mesmo quando o carro ainda é novo, podendo até estar furado.

    Vedação – Verifique vestígios de lama em áreas de difícil acesso de portas e porta-malas. Muitos carros têm problema de vedação nas guarnições de borracha, e a solução é trocá-las – algo que pode passar dos R$ 1.000.

    Barra estabilizadora – Possíveis ruídos indicam desgaste ou folga nas buchas da barra estabilizadora. Se a bucha estiver trincada, você vai precisar de uma nova.

    Eixo/suspensão – Verifique durante o test-drive em ruas de paralelepípedo ou piso irregular se há estalos, que podem ser de batentes dos amortecedores trincados. Se o ruído for na roda dianteira, pode vir de folgas no rolamento ou na manga de eixo.

    Continua após a publicidade
    Preço médio dos usados (KBB)
    2010 2011 2012 2013 2014 2015
    TR4 GLS 2.0 4×4 R$ 49.316
    R$ 50.220
    R$ 53.445
    TR4 MT 2.0 4×4
    R$ 47.550
    R$ 50.595
    R$ 59.673
    TR4 AT 2.0 4×4
    R$ 53.220
    R$ 55.964
    R$ 51.487
    R$ 62.972
    R$ 66.973
    R$ 74.772
    TR4 AT 2.0 4×2
    R$ 56.812
    R$ 58.810
    R$ 61.083
    R$ 68.605
    TR4 O´Neil AT 2.0 4×4
    R$ 76.986
    mitsubishi_pajero_tr4
    (Divulgação/Mitsubishi)

    A VOZ DO DONO

    O que eu adoro: “Ele é bem resistente e não apresenta problemas mecânicos, já que participo de provas de rali com ele. Você pode explorar qualquer tipo de terreno sem nenhuma dificuldade.” – Sérgio Mendes, 53 anos, desenhista industrial, Petrópolis (RJ)

    O que eu odeio: “O consumo é alto, mesmo para um motor 2.0 de quatro cilindros. Ele faz em torno de 6 a 6,5 km/l na cidade. E acho o acabamento muito simples para esse tipo de carro.” – Daniel Furlan, 30 anos, engenheiro, Belo Horizonte (MG)

    NÓS DISSEMOS

    Novembro de 2009 – “Na opção 4×2, ele roda como um veículo comum, com tração nas rodas traseiras. Na posição 4×4 on-road, o diferencial central (de acoplamento viscoso) compensa a diferença de rotação entre os eixos, garantindo maior estabilidade ao veículo. É a opção ideal para pisos de pouca aderência (…). No asfalto molhado, confirmamos o quanto é bom ter tração integral. O sistema nos transmitiu bastante segurança nas curvas e frenagens.  O uso em 4×4 off-road, com diferencial central bloqueado, é indicado para condições como areia, terra ou lama. E a 4×4 reduzida serve para as situações mais severas, como subidas íngremes ou lama profunda.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.