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Fiat Strada de primeira geração é resistente e valorizada entre os usados

Ela é robusta e tem versões para todos os gostos e usos, mas o custo das peças de reposição deixa a desejar

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jun 2024, 22h56 - Publicado em 30 mar 2023, 10h15
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  • Do frotista ao casal sem filhos, todos podem se beneficiar com a versatilidade da Fiat Strada da primeira geração, que se destaca das outras picapes por oferecer três opções de cabine (simples, estendida e dupla).

    Hoje o ideal é priorizar os modelos fabricados a partir de 2006, que se tornaram flex. A mais simples dessa safra é a Fire 1.4, simples ou estendida. Rústica, tinha só protetor de caçamba como item de série, o resto era opcional. Por isso é a indicada para frotistas ou quem busca um veículo de trabalho.

    Fiat Strada 2013
    Fiat Strada 1.4 Working foi a versão mais barata da picape compacta (Divulgação/Fiat)

    A Strada Trekking 1.4 tem direção hidráulica, tampa da caçamba removível (o que por um tempo fez dela presa fácil para ladrões), faróis de neblina e protetor nos para-lamas. Se precisar de mais força, há o motor Powertrain 1.8 (112/114 cv), da GM, mais um opcional na lista que inclui cabine estendida, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, rodas de liga e som.

    fiat
    (Divulgação/Fiat)

    Topo de linha, a Fiat Strada Adventure 1.8 trazia visual off-road e cabine estendida ou dupla. Mas em todas as Strada os airbags e ABS eram opcionais pelo menos até o final de 2012.

    strada-trekking-3.jpeg
    (Divulgação/Fiat)
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    Em 2009 a Strada Adventure ganhou o bloqueio eletrônico de diferencial Locker, além de visual mais agressivo, suspensão mais alta, enormes pneus 205/70 R15 e ar-condicionado de série. Surgiu também a cabine dupla, para quatro pessoas, e a Working 1.4, posicionada entre a Fire e a Trekking.

    strada CE
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Na linha 2011 veio a Sporting, com suspensão recalibrada, rodas aro 16, visual externo próprio e itens como direção, ar e vidros e travas elétricos, além do motor E.torQ 1.8 16V, que substituiu o Powertrain com potência maior (130/132 cv) e consumo menor.

    Fiat Strada Adventure
    Espaço interno das versões com cabine estendida (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Por sinal, a partir do lançamento da reestilização para a linha 2013, lançada ainda em 2012, a Strada Trekking não só ganhou opção de cabine dupla como passou a ser equipada com o motor 1.6 16V E.torQ (116/117 cv). Entrega desempenho quase tão bom quanto o do motor 1.8, com algum ganho de suavidade. Mas é uma versão rara e saiu de linha em 2016.

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    Strada Working 1.4 CD, modelo 2009 da Fiat, testada pela revista Quatro Rodas.
    Cabine dupla valeu a ousadia e chegou a responder por metade das vendas da Strada, que tinha 11 modelos diferentes à época (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

    Virtudes em todas as Strada são a posição de dirigir elevada, a robustez e a facilidade de manutenção proporcionada pelo compartilhamento de peças com outros grandes sucessos de vendas: os Fiat Palio e Siena.

     

    Entre os defeitos, destaque para o acabamento interno, com plásticos de baixa qualidade. O comportamento dinâmico não é unanimidade: o que o eixo traseiro rígido com molas semielípticas ganha em robustez perde em qualidade de rodagem e estabilidade.

    Fiat Strada Adventure 1.8 16V CD
    Espaço de acesso para o banco traseiro dobrou de tamanho: de 0,5 para 1 m² com terceira porta, a partir de 2013 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    Entre os usados, a Fiat Strada da primeira geração é um cheque ao portador: é anunciar que vende logo. Sem problemas mecânicos crônicos, é unanimidade entre donos, mecânicos e lojistas.

    Fiat Strada Trekking 1.6
    Fiat Strada Trekking 1.6 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mas atenção ao comprar peças de reposição, cujo preço varia muito nas autorizadas, que costumam dar descontos só para quem pechinchar. E muitas peças paralelas custam quase o mesmo que as originais.

    Principais defeitos da Fiat Strada

    Nas Strada Adventure com transmissão automatizada Dualogic, pode haver trancos nas trocas de marcha. Em alguns casos será preciso reprogramar o sistema, serviço que só deve ser feito na rede autorizada.

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    Fuja da roubada

    Há quem abuse da Strada, carregando muito além dos 705 kg de capacidade máxima. o descuido é evidenciado por molas traseiras arriadas e pode vir acompanhado de outros problemas, como amortecedores gastos e eixo desalinhado. Seu uso com peso acima do indicado ainda pode provocar rachaduras no assoalho.

    Preço das Fiat Strada 2015-2020 usadas

    Versão 2015 2016 2018 2018 2019 2020
    Strada Working 1.4 CS R$ 48.540 R$ 50.100 R$ 52.620 R$ 56.839 R$ 59.430 R$ 62.439
    Strada Hard Working 1.4 CD R$ 65.739 R$ 69.499 R$ 70.430 R$ 72.439
    Strada Trekking 1.6 CD R$ 59.430 R$ 60.696
    Strada Adventure 1.8 CD manual R$ 65.980 R$ 68.131 R$ 72.320 R$ 75.649 R$ 78.965 R$ 84.390

    O que dizem os donos da Fiat Strada

    “Além de muito bonita, ela
 é robusta, confortável, macia 
e silenciosa. Também acho que oferece ótima dirigibilidade, boa estabilidade e transmite segurança, principalmente nas frenagens. Minha única reclamação vai para o motor Powertrain 1.8: poderia andar mais e gastar menos. Sinto que falta torque, principalmente nas retomadas”.

    Cleber Barbosa Navas, 69 anos, investigador de polícia, São Paulo (SP)

    Fiat Strada Trekking CD
    Fiat Strada Trekking CD (divulgação/Fiat)
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    O QUE EU ADORO

    “O melhor dela é a versatilidade: aguenta os piores caminhos e faz bonito quando
 vai para o asfalto. Não dá manutenção
 e o consumo do motor E.torQ é ótimo.”

    Tião Amaral, 43 anos, autônomo, São Pedro (SP)

    O QUE EU ODEIO

    “O consumo do 1.8 Powertrain é alto e compromete a autonomia no etanol. O acabamento poderia ser melhor e a tampa traseira removível é vulnerável a furtos.”

    Luis Alberto Christofolletti, 49 anos, comerciante, Piracicaba (SP)

    NÓS DISSEMOS Julho de 2009

    pio_05.jpg
    Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla: consumo urbano (A): 6,5 km/l | consumo rodoviário (A): 7,3 km/l | urbano (G): 9,3 km/l | rodoviário (G): 10,6 km/l (Acervo QR/Quatro Rodas)

    “A tampa traseira é facilmente removível e você não encontrará problemas para amarrá-la na caçamba, repleta de ganchos e protegida por um plástico resistente. (…) O estepe da cabine dupla vai junto à janela traseira, no centro, enquanto na estendida ele fica à esquerda. No interior, o inclinômetro traz apenas o desenho da estendida. para finalizar, a cabine dupla oferece duas alças de segurança no teto, enquanto a estendida oferece porta- óculos no lado do motorista. (…) Entre saltos
e depressões, raramente a suspensão revelou o fim do curso, proporcionando uma direção precisa e proteção às partes vitais da picape.”

    PENSE TAMBÉM EM UMA… VW Saveiro

    Os carros mais econômicos de 2012 segundo o Inmetro
    VW Saveiro (Acervo/Quatro Rodas)

    Lançada em 2012, a atual geração da Volkswagen Saveiro tem uma pegada mais urbana e agrada pela dirigibilidade típica de automóvel, com direção, suspensão e freios muito bem acertados, fora os engates do câmbio, que são referência. Seu acabamento interno é caprichado, com destaque para a ergonomia dos comandos. O motor EA-111 de 1.6 8V com potência de 104 cv e torque de 15,6 kgfm é o mais comum, mas a versão Cross recebeu o 1.6 16V a partir de 2014, motor este que se tornou padrão em 2022.

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