Xiaomi revela primeiras imagens do YU7, seu SUV elétrico de 681 cv
Praticamente idêntico ao sedã SU7, segundo carro da Xiaomi terá dois motores e velocidade máxima de 251 km/h
Depois do sucesso estrondoso que foi o lançamento do Xiaomi SU7 na China, é claro que a empresa de tecnologia — e agora também montadora — não ia demorar para anunciar seu segundo modelo. E como manda o mercado atual, é claro que ele é um SUV.
Eis o novo Xiaomi YU7, que teve suas primeiras fotos oficiais divulgadas pela empresa. Quem esperava algo completamente fora da caixa pode ter se decepcionado, afinal, seu design é basicamente idêntico ao do sedã.
As diferenças são bem poucas. Note que faróis têm o mesmo formato oval, com uma faixa de LED no meio, que serve como luz diurna. O capô também tem o mesmo formato e até os mesmos vincos. O mesmo vale para todo o para-choque.
Na traseira, a diferença só se dá por conta das proporções. Ela segue com o formato arqueado, assim como as lanternas, em forma de U. A única peça que realmente é nova são as rodas.
YU7 é basicamente o mesmo carro com uma carroceria de SUV, tanto é que suas também são muito próximas. Ele tem os mesmos 5 m de comprimento e 3 m de entre-eixos do sedã. O que muda, claramente, é a largura e a altura, de 1,99 m e 1,65, respectivamente, no SUV.
Embora ainda haja muito pouco sobre o YU7, já sabemos sobre seus motores. Na frente, o SUV terá motor elétrico de 299 cv, enquanto na traseira outro de 391 cv. Ao todo, são 681 cv entregues para rodas, um pouco mais do que os 673 cv do SU7 Max que tivemos a oportunidade de dirigir. Porém, a velocidade máxima é menor para o SUV: 251 km/h contra 265 km/h.
Sobre a bateria, sabe-se apenas que ela será de NMC (óxido de lítio, níquel, manganês e cobalto) feita pela CATL, mas sua capacidade não foi divulgada.
Também não sabemos como será o interior do YU7, mas a julgar pelas semelhanças com o sedã, não seria estranho vermos algo praticamente idêntico. Logo, espere por um quadro de instrumentos digital de 7’’ e central multimídia de 16,1’’ com resolução 3K e processador Snapdragon 8295, desenvolvido especialmente para carros com foco em adaptação do sistema por meio de uma inteligência artificial. Há ainda um head-up display que ocupa 56’’ no para-brisa e projeta as informações mais importantes, como a velocidade.
Já para o acabamento, o irmão sedã fez bem ao ter um design interno bem neutro, sem cores ou texturas chamativas. No console, há botões físicos para o ar-condicionado e abertura da asa traseira, por exemplo. Porém, muita coisa é feita diretamente na tela central, como os ajustes dos espelhos retrovisores, algo que deve se repetir no SUV.
Ainda não há informações sobre as versões ou preço do YU7 e apenas esses detalhes foram divulgados até o momento. O sedã SU7 foi lançado com versões que seguem a mesma lógica de nomes dos celulares da Xiaomi e isto deve se repetir para o utilitário. Primeiro vem a versão básica sem nome, seguida pela Pro, Max e a Ultra, essa que chega aos 1.547 cv.