Primeiro elétrico e o carro mais barato da marca no Brasil, o Volvo XC40 passa a ter uma nova configuração de entrada. Por R$ 90.000 a menos do que a versão única oferecida até então, o XC40 Recharge Plus perde um dos motores elétricos e potência, mas mantém a boa autonomia. Ele está em pré-venda por R$ 309.950 (menos que os R$ 349.990 do Jeep Compass 4xe) e as primeiras unidades começarão a ser entregues no final de agosto.
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O destaque da nova versão mais em conta está na mecânica, já que o modelo possui apenas o motor elétrico dianteiro – e não dois, um em cada eixo, como na configuração mais cara e no “irmão” C40. Por isso, a tração deixa de ser integral e passa a ser dianteira.
Batizado de Single Electric, o motor elétrico do XC40 de entrada rende 234 cv de potência e 33,7 kgfm de torque. A bateria que alimenta o veículo tem 69 kWh e pode gerar uma autonomia de até 420 quilômetros com uma carga completa, ou seja, número maior até em relação aos 418 km declarados para a versão de dois motores. A marca não divulgou números de desempenho.
Além nas novidades “invisíveis”, o Volvo XC40 Recharge Plus também aproveita para inaugurar a primeira atualização visual do SUV. As mudanças ficam restritas à dianteira do modelo, com novos faróis e para-choque, além das rodas, com desenhos exclusivos. A fabricante não divulgou quando as alterações chegarão à versão mais cara.
O interior repete os revestimentos em azul já vistos no C40 que, segundo a Volvo, buscam inspiração nas geleiras escandinavas. Segundo a marca, a cabine é totalmente livre de couro – não há imagens disponíveis, no entanto.
Já entre os equipamentos, a central multimídia repete o sistema nativo do Google, com aplicativos instalados no próprio carro, sem oferecer Android Auto ou Apple CarPlay. Suas atualizações são over-the-air.