A Volkswagen não está medindo esforços quando o assunto é eletrificação. Em pouco tempo, a montadora já tem os ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 (China) e recentemente lançou o sedã ID.7, além de apresentar planos futuros para um ID.GTI, ID.2all e até de uma versão elétrica para Golf.
Agora, a novidade que é que ela estaria planejando um mini SUV de entrada, que possivelmente ocupará o espaço que antes pertencia ao Up!.
No começo do ano, a montadora afirmou ao jornal alemão Handelsblatt que planejava lançar um pequeno SUV elétrico com visual baseado no Tiguan em 2026. Agora, parece que a coisa começa a tomar forma, com a montadora confirmando o lançamento do veículo para o “segmento A de alto volume”.
Na Europa, o chamado “segmento A” é destinado a carros de uso urbano. Quem representava a VW nesse segmento era o Up! e sua versão elétrica e-Up!, que saíram de linha em janeiro, depois de 13 anos no mercado europeu.
Outra informação revelada é que o novo SUV de entrada será fabricado na fábrica de Wolfsburg. Isso é um indício de que ele poderá se basear na plataforma MEB, a mesma do ID.3, ID.4 e do conceito ID.2all, um hatch do tamanho do Polo, com comprimento de 4,05 m. A Volkswagen afirmou que pretende reduzir a complexidade e aumentar a eficiência da sua produção, concentrando veículos que compartilham plataforma, independente da marca, em uma mesma fábrica.
“É ainda mais importante que preparemos as nossas fábricas individuais e a rede de produção da Volkswagen na Alemanha para o futuro. No contexto do nosso programa de desempenho, este plano de atribuição de veículos recentemente aprovado dará uma contribuição substancial para uma marca VW forte e competitiva. “, disse o CEO da VW, Thomas Schafer.
Pela proximidade dos modelos, pode ser que a Volkswagen use muito do projeto do ID.2 no novo SUV. A versão conceito revelada é o primeiro carro feito sobre a plataforma MEB a ter tração dianteira. Além disso, seu motor gera bons 226 cv e a montadora promete 450 km de autonomia.
Para o futuro próximo, a VW planeja lançar pelo menos onze carros elétricos e boa parte são SUVs. Além do pequenino que relatamos, a montadora também informou que planeja lançar um modelo mais luxuoso e outro de tamanho médio.