Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Um carro elétrico com problemas pode receber um motor a combustão?

Além das aparências, o arranjo estrutural de um carro elétrico é muito diferente, e custo da conversão sairia mais caro do que um carro novo

Por Da Redação
19 dez 2023, 09h44
Caso um carro elétrico tenha pane de motor e baterias e não seja viável o conserto, é possível a adaptação de um motor a combustão neste veículo?

Mário Shishido, Bragança Paulista (SP)

Em automóveis que foram projetados para ser somente elétricos, não híbridos, essa adaptação é muito difícil devido à estrutura do carro elétrico. Geralmente nos veículos projetados para ser 100% elétricos a estrutura é pensada de uma maneira diferente em relação a um veículo a combustão.

“O famoso cofre do motor, como a gente diz, onde você tem a estrutura para a fixação de um motor a combustão e transmissão, não existe ou é muito limitado em veículos elétricos. Já no assoalho onde a bateria fica armazenada, não existem pontos de fixação para o sistema de exaustão do motor, tanque de combustível e do diferencial no caso de veículos com tração traseira”, afirma Wanderlei Marinho, que faz parte da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil.

Continua após a publicidade

Sendo assim, praticamente é impossível fazer essa adaptação e seu custo ficaria mais inviável do que o próprio reparo de todo o sistema elétrico do veículo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.