Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tesla Cybertruck estreia em novembro, mas a sua pode chegar só em 2039

Tesla Cybertruck tem quase 2 milhões de reservas, mas chances delas serem concluídas são tão pequenas quanto às da marca honrar essa demanda

Por Eduardo Passos
Atualizado em 19 out 2023, 20h06 - Publicado em 19 out 2023, 18h10

Depois de anos de atrasos e várias remarcações, a Tesla Cybertruck finalmente tem uma data de lançamento: no dia 30 de novembro, segundo o perfil da marca no Twitter, é quando as primeiras unidades serão entregues aos donos.

Mesmo chegando depois de concorrentes como a Rivian R1T e a Ford F-150 Lightning, os problemas da Cybertruck não se limitam aos anos de atraso. Mais de 2 milhões de pessoas fizeram reservas de US$ 100 para garantir um exemplar da picape elétrica. E se elas confirmarem a compra ou não, de toda forma, gerará problemas.

Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!

É provável que várias dessas reservas sejam canceladas, seja por conta dos clientes já terem adquirido outras caminhonetes elétricas, pelos reajustes feitos no preço ou simplesmente por terem perdido a empolgação causada quando o veículo foi apresentado, há 4 anos. Mas se o praticamente impossível acontecer, e todos quiserem suas Cybertruck, há outros desafios.

Continua após a publicidade
cybertruck
(Divulgação/Tesla)

Utilizando apenas a planta do Texas, a Tesla estima que poderá fabricar cerca de 125.000 unidades do carro por ano. Elon Musk previu que, no melhor dos casos, essa cifra pode chegar a 250.000 a partir de 2025.

Primeira unidade foi terminada em julho
Primeira unidade foi terminada em julho (Tesla/Twitter)

Em um cenário negativo, sem expansão ou abrindo espaço para outros modelos, a Tesla gastaria nada menos que 16 anos para cumprir a demanda, entregando a última picape da pré-venda em 2039. Considerando o crescimento da fábrica texana daqui a dois anos, seriam necessários quase 9 anos para que todas as unidades fossem produzidas e enviadas aos clientes — mas Musk não é exatamente conhecido por cumprir seus prazos. 

Fábrica do Texas terá que ser expandida para dar conta do recado
Fábrica do Texas terá que ser expandida para dar conta do recado (Divulgação/Tesla)

A fins de comparação, se a maior fábrica de automóveis do mundo (da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha) fosse utilizada na missão, ainda seriam necessários aproximadamente 3 anos para bater a meta.

No fim das contas, é provável que as reservas efetivamente convertidas fiquem em muito menos de 2 milhões. Ao mesmo tempo, a fabricante norte-americana segue lutando para dar conta de outros modelos como o Model Y, que atingiu a proeza de ser o primeiro EV a liderar o ranking global de emplacamentos. Para sorte de quem reservou uma Cybertruck, a reserva de US$ 100 é reembolsável.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.