Uma das apostas da Smart no Salão de Pequim é o Concept #5, o conceito de um SUV compacto que entrará em produção já no segundo semestre deste ano – ou seja, a versão final do modelo deverá ser apresentada em breve. Porém, #5 mal chegou e já garante alguns títulos: ele é o maior, mais espaçoso e mais robusto modelo da Smart até agora.
Embora a marca ainda não tenha revelado as dimensões do modelo, apontou seus principais concorrentes para dar uma dica sobre o seu porte. O #5 (não há confirmação se este será o nome final do modelo) terá como alvo BMW iX1, Mercedes-Benz EQA e EQB, Audi Q4 e-tron e Volvo EX40. O Mini Countryman é seu principal rival, já que ambos têm propostas e histórias semelhantes.
O Concept #5 adota uma linguagem mais robusta em seu design, afastando-se da encontrada nos modelos anteriores da Smart, que apostavam em linhas mais “carismáticas”. O formato geral, vale apontar, lembra o Mercedes EQB – não por acaso, já que o Smart é desenhado pelo estúdio da Mercedes. Faróis e lanternas são integralmente iluminados por leds, com traços horizontais, e reproduzem as mesmas linhas básicas na dianteira e na traseira.
O que também se repete é o desenho dos para-choques, com um pronunciamento que parece com um peito de aço, para proteção da carroceria em off-road mais extremos. Se o modelo terá toda essa capacidade ainda é um mistério, mas ao menos no visual ele promete impor algum respeito. Os pneus do conceito são lameiros, há contornos plásticos nos para-lamas e rack de teto.
O interior do Concept #5 tem linhas simples, com bordas arredondadas, mas nem há espaço para mais, já que praticamente todo o painel é tomado por telas. Além de uma menor para o quadro de instrumentos, há outras duas (muito) grandes, uma para a central multimídia e, outra, para o passageiro. Os bancos têm aquecimento, ventilação e massagem. Embora o conceito tenha quatro lugares, a versão final deverá ter espaço para cinco ocupantes.
De acordo com a marca, o SUV terá um assistente virtual comandado por inteligência artificial “de última geração”. Ele permitirá conversas “divertidas” entre os ocupantes e o assistente, que também responderá de forma precisa e relevante a tudo o que lhe for perguntado, e ajudará em questões do dia-a-dia.
A Smart não revelou o conjunto mecânico que equipará a versão final do #5, o que deve ser feito nos próximos meses. Porém, caso ele realmente tenha foco no off-road, deverá ter dois motores elétricos, um em cada eixo, para compor uma possível tração integral.
O que se sabe é que ele terá uma bateria de mais de 100 kWh, com a promessa de um alcance projetado superior a 549 km, mais do que muitos de seus concorrentes. Além disso, com uma arquitetura de 800 Volts, o #5 será capaz de ser recarregado de 10 a 80% em apenas 15 minutos. A capacidade de recarga também não foi revelada.