Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Renault Zoe vai mal e tem zero estrela em novos testes do Euro NCAP

Zoe foi o terceiro modelo da história a zerar no teste; o Dacia Spring, "irmão" do Kwid elétrico, também teve resultados preocupantes

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 dez 2021, 12h44 - Publicado em 9 dez 2021, 01h00

O Renault Zoe acaba de entrar para um restrito grupo, o que não é necessariamente uma boa notícia. Isso porque o elétrico francês, que é vendido também no Brasil, é o terceiro carro da história a zerar nos testes de impacto da Euro NCAP. O resultado é o oposto do conquistado pelo modelo em 2013.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O hatch conseguiu ultrapassar a casa de 50% dos pontos somente no teste de proteção para crianças, com 52%. Já tem testes para adultos, o Zoe teve a nota mais baixa dos últimos onze anos, fazendo apenas 43% dos pontos.

Zoe teste de colisão
Além das notas baixas, o Zoe também foi considerado “um parceiro de colisão moderadamente agressivo para outros veículos” (Divulgação/Euro NCAP)

Nos impactos frontais, o elétrico apresentou baixa proteção para tórax e joelhos. Quem viaja atrás, tem proteção considerada marginal (intermediária) para o tórax e baixa para a cabeça.

Em um dos testes mais perigosos, o de batida lateral contra um poste, o resultado foi de proteção insuficiente para a cabeça do motorista, que se chocou diretamente com a estrutura utilizada na simulação. As leituras também indicaram uma proteção torácica marginal nesta situação.

ZOE teste de colisão lateral
O painel do Zoe, assim como o do Kwid, foram penalizados por terem partes consideradas perigosas, que podem se soltar e ferir os ocupante do veículo durante uma batida (Divulgação/Divulgação)

Um dos principais fatores que impediram o Zoe de repetir as cinco estrelas conquistadas com a versão anterior, em 2013, foi a remoção do airbag lateral para a cabeça. Os testes do Euro NCAP também adotaram regras mais rigorosas nos últimos anos. 

Continua após a publicidade

O Zoe também não demonstrou ser seguro para os pedestres, segundo o órgão. Além dos riscos oferecidos em colisões contra pessoas, a falta de equipamentos de assistência, como frenagem autônoma para pedestres e ciclistas, foi outro fator determinante para a baixa nota. No Zoe, o sistema de frenagem reconhece apenas outros veículos.

zoe batida teste
(Divulgação/Euro NCAP)

Em nota, a Renault pronunciou-se oficialmente sobre os resultados:

“A Renault reconhece os resultados obtidos após os testes específicos da EuroNCAP no ZOE E-TECH Electric, de acordo com seu novo protocolo implementado em 2020. O Renault ZOE é um veículo lançado em 2013, que recebeu 5 estrelas com o protocolo EuroNCAP naquela época. Acima de tudo, o Renault ZOE E-TECH Electric é um veículo seguro e obedece a todas as normas de segurança regulamentares. Estas normas estão em constante evolução e estão se tornando mais rigorosas tanto em termos de segurança quanto de consumo (etc.). Como tal, a Renault melhora continuamente seus veículos a fim de cumprir as normas em todos os mercados em que são vendidos. ZOE E-TECH Electric está evoluindo em termos de características de segurança.”

Continua após a publicidade

Dacia Spring também vai mal

Quem também não se saiu bem foi o Dacia Spring EV, irmão do Renault Kwid elétrico, que está confirmado para chegar ao Brasil em 2022. Com nota de uma estrela, o modelo repetiu alguns problemas do Zoe, como a falta de frenagem autônoma e a baixa segurança para pedestres. 

Dacia Spring colisão
A falta de um assistente de permanência de faixa contribuiu para abaixar a nota dos dois veículos (Divulgação/Euro NCAP)

Os testes do Euro NCAP indicaram baixa proteção para o tórax e pernas em batidas frontais, assim como no Zoe. Os ocupantes traseiros sofrem pela baixa proteção contra o efeito chicote, que pode ocasionar graves danos à cervical.

O Spring também se saiu mal no teste de colisão lateral, já que também não apresenta o airbag para proteção de cabeça. O modelo ainda recebeu uma penalização na pontuação final devido a grande quantidade de força necessária para se abrir as portas após o impacto.

Continua após a publicidade

Renault Zoe

Nota final: 0 estrela
Proteção para adultos: 43%
Proteção para crianças: 52%
Proteção para pedestres e usuários da via: 41%
Equipamentos de assistência de segurança: 14%

Dacia Spring (Renault Kwid)

Nota final: 1 estrela
Proteção para adultos: 49%
Proteção para crianças: 56%
Proteção para pedestres e usuários da via: 39%
Equipamentos de assistência de segurança: 32%

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.