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Primo do Corolla Cross, novo Toyota C-HR tem até pintura bicolor de série

Com design semelhante ao do novo Prius, Toyota C-HR mantém carroceria de SUV cupê mas sofre atualizações estéticas e mecânicas significativas

Por Eduardo Passos
26 jun 2023, 14h54
Novo Toyota C-HR
Novo Toyota C-HR (Divulgação/Toyota)
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A Toyota vem dando cara nova a carros que nunca foram sinônimo de emoção e agressividade. Depois do banho de loja do Prius, é a vez do Toyota C-HR estrear sua reestilização, com profundas mudanças tanto estéticas quanto mecânicas.

Porção traseira do SUV cupê vem em cor distinta do resto da carroceria
Porção traseira do SUV cupê vem em cor distinta do resto da carroceria (Divulgação/Toyota)

Externamente, nada chama tanta atenção quanto a pintura bicolor, que vem sendo adotada pela japonesa em diferentes modelos — e com cada vez mais presença da cor secundária. Na versão esportivada GR Sport, por exemplo, prata e preto se dividem pela carroceria. Além disso, há rodas de aro 20 exclusivas da versão.

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Com 4,36 m de comprimento, C-HR é 10 cm menor que o Corolla Cross (Divulgação/Toyota)

Comuns a toda a linha estão alterações como a nova dianteira, com faróis finos e em forma de pinças — os mesmos do novo Prius. O para-choque também ganhou novo formato e, na traseira, lanternas que lembravam a antiga geração do Civic deram lugar a uma extensa régua que ligam uma coluna C à outra.

Toyota C-HR
(Divulgação/Toyota)
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A transformação interna também foi sensível: no painel, a tela multimídia assimétrica deu lugar a uma central flutuante de 12,3’’; o quadro de instrumentos, dependendo da versão, também pode ser digital e do mesmo tamanho. Também há opção de criar uma chave virtual do carro para comandá-lo via celular, escolher 64 opções de cores diferentes para as luzes internas, entre outras comodidades.

Modelo é um dos primeiros na moda dos SUVs cupê
Modelo é um dos primeiros na moda dos SUVs cupê (Divulgação/Toyota)

A versão GR Sport ainda inclui emblemas da divisão esportiva em bancos e volante, bancos em concha, head-up display e sistema de som JBL. O teto solar panorâmico é de série, mas a opção de abri-lo não foi considerada pela Toyota, que optou por economizar peso e investir em vidro que evita o efeito estufa.

Toyota C-HR
(Toyota C-HR/Divulgação)
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Mecânica

O novo C-HR estreará apenas com opções eletrificadas; quatro ao todo. A mais simples une motor 1.8 aspirado a motor elétrico em arranjo híbrido convencional, sem conexão à tomada (HEV), que rende 140 cv e vai de 0 a 100 km/h em 9,9 s — é basicamente a mesma configuração do Corolla nacional.

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Há uma outra versão HEV, com motor 2.0 e tração integral opcional, que é provida não pelo uso de cardan, mas pelo posicionamento do motor elétrico no eixo traseiro. Nesse caso, a potência chega aos 198 cv e o C-HR vai de 0 a 100 km/h em 7,9 s.

Toyota C-HR
(Divulgação/Toyota)
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Toyota C-HR
(Divulgação/Toyota)

Também estarão à venda variantes híbridas plug-in, sempre com uso do motor 2.0 e potência de 223 cv (os números de torque não foram revelados). Nesse caso, o C-HR priorizará a condução em modo elétrico, recorrendo à gasolina apenas em viagens mais longas, por exemplo.

A Toyota investiu pesado na calibração do software de gestão energética do carro, que traz até uma função curiosa de utilizar o GPS para desligar o motor 2.0 a depender de onde ele circula — por exemplo, em zonas de poucas emissões já instuitídas por algumas cidades europeias. Com a bateria carregada, o C-HR pode rodar 66 km em regime elétrico.

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