Com o fim do Mini Clubman, o novo responsável por ser um meio termo entre os Mini Cooper e Countryman é o inédito Aceman, um crossover que mistura características de hatch e SUV. Além disso, é sempre elétrico.
O Mini Aceman aproveita o fato de o Countryman de nova geração ter evoluído do porte de um SUV compacto para se tornar um SUV médio. Em termos de tamanho, o novo Mini equivale a um hatch de quatro portas: são 4,07 m de comprimento (23 cm mais que um Cooper) e 1,50 m de altura (5 cm mais alto que o hatch 2p).
O visual é inspirado no Countryman. Também tem faróis com arestas vivas e sua pseudo-grade mais elevada, em formato hexagonal. Ainda tem seu lado aventureiro valorizado pelas caixas de roda mais marcadas e com molduras plásticas integradas às saias. As rodas podem ter desde 17 a 19 polegadas.
Na traseira, o que chama atenção é o formato arredondado e a tampa do porta-malas bem saliente. Além disso, suas lanternas são menores que as do Countryman. O para-choque tem uma longa seção de plástico preto e uma seção metalizada na base. O porta-malas tem modestos 300 L de capacidade.
Por dentro, o Mini Aceman acompanha a tendência do painel revestido de tecido (neste caso, com novos detalhes bordados) e ainda tem a tela de OLED redonda instalada no meio, onde funções da central multimídia e do quadro de instrumentos estão concentrados. O head-up display, que exibe informações de condução à frente do motorista, será opcional na Europa.
Quanto aos motores, há duas configurações. O Aceman E tem motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm, com bateria de 42,5 kWh (que recarrega a até 75 kW) e pode alcançar uma autonomia de até 309 km (WLTP).
Já o Mini Aceman SE tem 218 cv e 33,7 kgfm, e bateria de 54 kWh (que aceita até 95 kW nas recargas) que eleva a autonomia para até 405 km. Também melhora o desempenho: chega aos 100 km/h em 7,1 segundos, contra os 7,9 s da versão mais fraca.