Novo Citroën C5 Aircross tem plataforma do novo Compass e telão de carro chinês
Novo SUV médio da Citroën tem versão 1.6 híbrida plug-in com 195 cv, mas inéditas versões elétricas são ainda mais potentes

Mesmo os carros que a Citroën também vende no Brasil são muito diferentes na Europa, caso dos C3 e C3 Aircross. Mas a nova geração do Citroën C5 Aircross mostra algumas das possibilidades técnicas que poderemos ver dentro de poucos meses na nova geração do Jeep Compass.
O amplo compartilhamento de plataformas entre as marcas do grupo Stellantis resultou em uma mesma plataforma para todos os SUVs médios do grupo, a STLA Medium. Essa base foi inaugurada pelo Peugeot 3008, já está em uso pelo novo Opel Grandland e agora se estende ao novo Citroën C5 Aircross antes de aparecer no novo Jeep Compass. Todos eles podem ser híbridos leves, plug-in ou elétricos.


O novo Citroën C5 Aircross tem visual muito próximo da sua versão concetual, mostrada em outubro passado. Manteve os faróis com três blocos de leds distintos para a assinatura luminosa e até mesmo as lanternas com partes que saltam para fora da carroceria. Mas foi necessário colocar retrovisores grandes e maçanetas convencionais no carro de produção.
O modelo tem 4,65 m de comprimento e 2,78 m de entre-eixos, além de 1,49 m de altura. São dimensões de respeito para um SUV médio. O vão livre em relação ao solo é de 20 cm.

Há carros menores que o novo Citroën C5 Aircross que têm sete lugares, mas o novo SUV francês só leva cinco com a promessa de muito espaço e conforto. Há acabamento macio no painel e nas portas, a versão mais recente dos bancos Advance Comfort, e que podem ser elétricos na frente com direito a aquecimento, ventilação e massagem.
Na traseira, não há mais bancos individuais deslizantes como na geração anterior. No entanto, o porta-malas está naturalmente grande, com 651 litros de capacidade. Ainda há um alçapão sob o assoalho da mala com mais 75 litros de capacidade.

O painel ainda merece destaque porque, embora a Citroën tenha posicionamento de carro de entrada na Europa, o novo C5 Aircross tem a maior tela de alta definição entre todos os carros da Stellantis na atualidade. É uma tela de 13 polegadas flutuante no meio do painel, bem ao estilo dos carros chineses. Também se rendeu ao compartimento sob o console, onde também estão escondidos os porta-copos.
Ainda tem quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, um head-up display opcional, iluminação ambiente e, se o cliente quiser, também terá teto solar panorâmico.

O que está mantido do antigo C5X é a suspensão com amortecedores Hidráulicos Progressivos, que prometem um maior conforto de rodagem. Por fim, ainda tem o pacote Drive Assist 2.0, com condução autônoma de Nível 2.
É a primeira vez que o Citroën C5 Aircross tem versão elétrica (e-C5 Aircross), e são duas as configurações. Podem ter um motor elétrico de 210 cv com 520 km de autonomia (WLTP) graças à bateria de 73 kWh, ou um motor elétrico de 230 cv combinado à bateria de 97 kWh para rodar 679 km.


Quanto às versões híbridas, os híbridos leves têm motor três cilindros 1.2 turbo de 136 cv combinado com um motor de 12 cv acoplado ao câmbio de dupla embreagem com seis marchas e a bateria tem 0,9 kWh.
Já a versão híbrida plug-in tem motor 1.6 THP de 150 cv combinado a um elétrico de 125 cv, que garantem uma potência combinada de 195 cv, e usa um câmbio de dupla embreagem com sete marchas além de uma bateria com 21 kWh que garante 85 km de autonomia em modo elétrico, mas carrega a no máximo 7,4 kWh. O motor elétrico pode mover o SUV sozinho a até 135 km/h.
O novo C5 Aircross será fabricado na França e seu lançamento na Europa está previsto para o meio deste ano.