Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Neta S Shooting Brake é a perua que pode revolucionar indústria de elétricos

Ao que tudo indica, modelo estreará a primeira plataforma integrada do mercado, que trás um chassi separado da carroceria

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 27 ago 2024, 13h26 - Publicado em 27 ago 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Neta já tem três carros anunciados para o Brasil e dois deles até já têm preço, mas a marca ainda é desconhecida assim como boa parte do seu portfólio. Mas o seu mais novo carro não passará despercebido.

    A Neta S Shooting Brake é a primeira perua da montadora, que pertence à Hozon Auto, e chama a atenção pelo seu design arrojado. Inspirada no sedã de mesmo nome, pode estrear uma nova e inovadora tecnologia no meio dos carros elétricos. Estamos falando da plataforma CIIC da CATL

    Com conceito semelhante ao de um skate, essa plataforma integra a bateria, chassi, suspensão, trem de força, entre outros componentes essenciais para um carro. Desse modo, fica separada da carroceria, permitindo que o desenvolvimento de ambos — carroceria e os demais componentes — seja concebido e montados em paralelo, reduzindo tempo de desenvolvimento de novos modelos.

    Neta S perua
    Neta S Shooting Brake (Neta/Divulgação)

    A promessa é que essa nova tecnologia chegue aos 1.000 km de autonomia com um consumo de 10,5 kWh/100 km, números que ultrapassam consideravelmente as marcas atuais da indústria de carros elétricos.

    No entanto, inicialmente, a perua foi anunciada com a arquitetura modular Shinhai 2.0 de 800V, criada pela própria fabricante. Agora a marca deu a entender que as versões elétricas vão, de fato, estrear a nova plataforma CIIC, fazendo do Neta S Shooting Brake o primeiro carro com arquitetura integrada do mundo, segundo a fabricante.

    Continua após a publicidade

    Isso só será confirmado após esse período de pré-venda, durante seu lançamento oficial. A versão com autonomia estendida, com um motor a gasolina, manteria a outra arquitetura.

    Plataforma CIIC da CATL
    Plataforma CIIC da CATL (CATL/Divulgação)

    Partindo para o design, a perua se inspira no sedã de mesmo nome. A dianteira copia a mesma receita do três volumes: capô pontudo, faróis bem finos e grandes entradas de ar no para-choque e nas extremidades.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    A silhueta foi estendida e a traseira ganhou um visual novo. Embora tenha o mesmo conjunto óptico do sedã, ela ficou mais reta e com um caimento menor. A parte superior ganhou um pequeno spoiler e os vincos do porta-malas são levemente diferentes.

    Em relação às medidas, praticamente nada muda. A perua mede 4,98 m de comprimento, 1,98 m de largura e 2,98 m de entre-eixos. Na altura o Neta S Shooting Brake mede 1,48 metros, sendo dois centímetros mais baixa que o sedã.

    Neta S perua
    Versão perua conseguiu redesenhar a traseira do sedã de maneira elegante (Neta/Divulgação)

    Quanto à motorização, a Shooting Brake estará disponível com dois conjuntos distintos. O primeiro é um elétrico, com baterias da CATL. Na versão mais básica, há apenas um motor traseiro de 272 cv alimentado por uma bateria de 64 kWh. A autonomia nessa variante é de 510 km, segundo o ciclo CLTC, chinês.

    Continua após a publicidade

    Acima dela há uma versão de dois motores e mais potente. São 530 cv distribuídos entre os dois eixos e a energia vem de uma bateria 91 kWh. O alcance também é maior, chegando aos 610 km.

    Neta S perua
    Na China, ele é chamado de Neta S Liezhuang, que pode ser traduzido para “roupa de caçador” (Neta/Divulgação)

    A perua Neta S também terá uma versão EREV (elétrico com extensor de alcance). Esse híbrido tem um motor 1.5 a gasolina de 95 cv que não traciona as rodas, servindo apenas como gerador de energia. Quem movimenta as rodas é um motor elétrico de 271 cv. Já as baterias podem ser de 31,71 kWh ou 43,88 kWh, que oferecem alcances em modo elétrico de 125 km e 185 km, respectivamente.

    Continua após a publicidade
    Neta S perua
    Interior do Neta S Shooting Brake (Neta/Divulgação)

    No momento, o Neta S Shooting Brake — ou Liezhuang para os chineses — está em pré-venda e custa a partir de 159.900 yuans, aproximadamente R$ 124.400, um pouco mais caro que o sedã. Na sua versão mais cara, elétrica e com dois motores, a perua sai por 209.900 yuans, ou R$ 161.980 na conversão atual.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.