Neta Auto diz que não vai encerrar operação no Brasil e busca investidores
Marca chinesa teve apenas 51 carros emplacados no Brasil desde que iniciou suas operações e diz estar trocando dívidas por fatias da própria empresa

Após mais de um mês fora do ar, a Neta Auto comunicou que seus site e conta no Instagram voltaram ao ar. A marca chinesa, que iniciou as vendas no Brasil há menos de seis meses, ainda disse que não tem planos para encerrar suas operações no Brasil. No entanto, as fábricas da Neta na China seguem paradas desde o início deste ano.
De acordo com a subsidiária brasileira da Neta, a matriz iniciou, em fevereiro, um plano para trocar suas dívidas por ações da própria fabricante com o intuito de “manter a confiança e a cooperação com seus fornecedores” e mais de 50% desse plano já teria sido concluído.
A empresa ainda diz estar negociando com novos investidores, com apoio direto do governo da cidade de Tongxiang, onde fica sua fábrica na China, para concluir o plano de reorganização da Neta Auto como um todo.
A expectativa da empresa é retomar a produção dentro de um período entre 2 e 3 meses. Quando isso acontecer, porém, será apenas com a produção dos Neta X e L, mas o Aya (seu carro de entrada no Brasil) e o GT (que era um lançamento previsto) não têm data para voltarem a ser produzidos.
A Neta diz que suas operações e concessionárias no Brasil seguem ativas. Há cinco pontos de vendas em operação no Rio de Janeiro, Brasília, Maceió, Recife e Natal.
O que aconteceu com a Neta na China?
A Hozon New Energy Automobile, que controla a Neta Auto, chegou a lidar com protestos de concessionários chineses da Neta na porta da sua fábrica em Tongxiang, em meados de abril, exigindo o pagamento por veículos não entregues e indenização por perdas crescentes. A fabricante também acumula dívidas com fornecedores: mais de 200 milhões de dólares.

A empresa enfrenta dificuldades financeiras desde o início de 2024, quando não pagou bônus aos seus funcionários na data prometida. A situação agravou no final do ano, quando surgiram inúmeros relatos de demissões e cortes salariais em 75%. A fábrica de Tongxiang está paralisada desde o final de 2024.

A Neta vende carros na China desde 2018. Seu melhor ano foi 2022, com 152.073 carros vendidos, um número que caiu gradativamente até o total de 87.684 carros em 2024. Em 2025, a Neta vendeu apenas 487 veículos na China em janeiro e fevereiro de 2025, sem números de vendas divulgados para março.
A Neta vem tratando o mercado tailandês como sua tábua de salvação. A empresa tem uma linha de montagem em Bangkok desde 2023 (onde monta carros com direção à direita). Comemoraram o fato de terem conseguido vender 1.209 carros durante o Salão de Bangkok, entre o final de março e o início de abril. É pouco, porém, para sustentar uma empresa que sonha em ter lucro fora da China até 2026. No entanto, o importador de Cingapura desistiu do negócio após não receber os carros que honrariam duas encomendas e fechou as portas com apenas quatro emplacamentos na cidade-estado.

De volta ao ar, o site da Neta mostra o compacto Neta Aya à venda por R$ 133.900 e o SUV médio Neta X, com preço inicial de R$ 209.900, ambos elétricos. Juntos, somam 51 emplacamentos do final de 2024 até o final de maio.
O Neta GT, um cupê esportivo de duas portas, também aparece como um lançamento futuro, mas a marca diz que desistiu de lançá-lo no Brasil.
A Neta se comprometeu a comunicar suas decisões estratégicas e próximos passos futuramente.