Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Motor elétrico para hipercarros tem 952 cv e cabe numa mochila

Empresa britânica cria motores elétricos com potência extrema e dimensões enxutas, abrindo novas possibilidades para a eletrificação de diferentes veículos

Por Eduardo Passos
8 Maio 2024, 10h00
Esse motor elétrico de 41 kg gera até 952 cv, com uso contínuo limitado a 854 cv
Esse motor elétrico de 41 kg gera até 952 cv, com uso contínuo limitado a 854 cv (Divulgação/Helix)
Continua após publicidade

Por muito tempo, aumentar a potência de um veículo necessitava de mais cilindros, maior cilindrada e uso de turbocompressores. Na era dos motores elétricos, porém, os incrementos envolvem eletromagnetismo avançado sem necessariamente um propulsor maior. A Helix mostra bem isso: a fabricante do Reino Unido vem se destacando com motores elétricos pequenos e leves, mas com potência impressionante.

No caso do SPX177, por exemplo, foram 952 cv gerados, ainda que o motor pese meros 41 kg. O produto foi desenvolvido para uma fabricante de hipercarros não revelada, mas que pode tranquilamente usar uma unidade em cada eixo. A versão de série do SPX177 terá 854 cv, de modo que o futuro carro poderá atingir os 1.700 cv sem grandes problemas.

SPX177
Hipercarro que estreará o SPX177 pode chegar aos 1.700 cv (Divulgação/Helix)

O maior desafio na produção de um propulsor assim está no calor, gerado pela resistência dos materiais à eletricidade. A corrente elétrica é outro desafio, com 12 engenheiros se debruçando em computadores avançados para criar um caminho a ser percorrido pelos elétrons com mais eficiência e menos barulho.

O SPX242 é menos escandoloso, mas tem eficiência útil para novos aviões híbridos
O SPX242 é menos escandoloso, mas tem eficiência útil para novos aviões híbridos (Divulgação/Helix)
Continua após a publicidade

Além dos hiperesportivos, a tecnologia da Helix pode ser útil aos aviões híbridos. Enquanto aeronaves elétricas precisam resolver problemas com a bateria, os híbridos carregam células menores, que podem ser utilizadas em momentos pontuais do voo.

EVTOL
Ele também pode servir aos eVTOLs (Embraer/Divulgação)

Uma possibilidade é o voo em altitudes mais altas: com ar mais rarefeito, economiza-se combustível, mas é preciso que as pás girem mais rápido para criar sustentação ao avião. Nesse caso, o SPX242 quer ser a escolha ideal.

Com “apenas” 517 cv, ele também é mais leve, pesando 31 kg. Sua configuração mecânica também permite que o motor a combustão funcione como um gerador, em regime único e mais eficiente. O SPX242 segue em testes, e a Helix acredita que é questão de tempo para que ele seja usado em condições reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.