A disputa pelo título de carro elétrico mais barato do país segue acirrada entre as grandes fabricantes. Porém, a Mileto quer ser uma alternativa às grandes empresas produzindo veículos elétricos de baixo custo, em solo nacional, a partir de R$ 99.990. Isso inclui até um carro impresso que permite mudar de visual sem precisar de ser trocado.
Com fábrica instalada em Porto Real (RJ), a Mileto diz que “nasceu com a missão de democratizar a mobilidade no Brasil para pessoas, empresas e governos de forma sustentável”. Por enquanto, apenas empresas podem comprar seus modelos. Pessoas físicas poderão comprá-los a partir de 2023.
A restrição acontece já que, por ora, a empresa só tem veículos dedicados ao uso comercial urbano, sendo três motos e um utilitário, todos com garantia de dois anos.
O Fortis é um utilitário de caçamba que pode levar até 800 kg de carga e chegar aos 65 km/h. Sua autonomia projetada é de até 150 km e a marca promete uma recarga completa em até 8 horas em tomada 220V, e 40 minutos em carga rápida. Ele custa R$ 98.990, mas ainda é bem artesanal, com muita simplicidade em desenho e acabamento.
Entre as motos, essas mais caprichadas, a Raiden pode chegar aos 90 km/h e rodar até 130 km com uma carga – ela leva até 8 horas para ser recarregada em uma tomada 220V. O modelo tem uma aparência mais jovial e próxima de um scooter, com dimensões reduzidas (embora seja a mais pesada, com 115 kg), variedade de tons e faróis de led.
Além do tempo de recarga, o preço da Raiden, R$ 18.990, é exatamente o mesmo da Minato, que aposta em um visual mais inspirado nas custom — embora sua proporções sejam reduzidas. Outra diferença está na velocidade máxima da Minato, que pode alcançar os 100 km/h, e no peso, de 100 kg, ainda que a autonomia permaneça nos estimados 130 km.
Por fim, a Rivia tem as mesmas especificações da Minato, mas com linha mais esportivas, pneus maiores e com 5 kg a mais. Os aprimoramentos também influenciam no preço, que vai a R$ 25.990.
Carros de passeio e carro impresso
A Mileto começará sua participação nas vendas para pessoas físicas com dois hatches elétricos, o Primis e o Duo. Ainda sem imagens, os modelos já têm as especificações técnicas e os preços divulgados pela marca. O mais interessante, porém, fica para um futuro carro feito em impressoras 3D.
A empresa ainda não diz se algum dos futuros hatches já será produzido dessa maneira, mas detalha um pouco do processo, que promete ser flexível, eficiente e rápido. “A nossa tecnologia permite menos componentes, atualizações técnicas mais rápidas e ciclos de produção significativamente reduzidos. Também reduz drasticamente os custos de produção, o que significa que a economia pode ser repassada aos nossos clientes”, apota a Mileto.
Outra vantagem, segundo a marca, fica na atualização dos modelos. Com os modelos impressos, será possível promover reestilizações nos carros que os clientes já possuem, sem a necessidade de trocá-los. Bastará imprimir os novos componentes e realizar a troca pontual.
Agora sim, falaremos sobre os modelos já prontos. Pouco maior que um Renault Kwid, o Primis, de R$ 99.990, tem 3,77 metros de comprimento e 2,45 metros de entre-eixos, e pesa 1.100 kg. O motor elétrico é instalado na dianteira e entrega até 81 cv de potência, suficientes para levá-lo à velocidade máxima de 115 km/h, segundo a empresa.
A lista de equipamentos é satisfatória, com ar-condicionado, sensores de estacionamento e câmera de ré, chave presencial, airbag duplo, freios ABS, vidros elétricos nas quatro portas, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, retrovisores externos rebatíveis e limpador traseiro. A marca não fala em sistemas multimídia.
Já o Duo, de R$ 139.990 (portanto, próximo a Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech), tem dimensões muito semelhantes às de um Toyota Yaris hatch, com 4,16 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos.
De acordo com a ficha técnica do modelo, ele é mais pesado e menos potente que o “irmão” mais barato, mas atinge velocidades maiores. São 1.490 kg e 68 cv que permitem chegar aos 120 km/h.
Na lista de equipamentos, além dos presentes no Primis, também há airbags laterais dianteiros, monitoramento de pressão dos pneus, ESP, teto solar, bancos com material que imita couro, central multimídia com GPS nativo, bluetooth, faróis de led, retrovisores aquecidos e ajuste do facho dos faróis.