Durante sua conferência anual para investidores, a Kia revelou suas metas ambiciosas para o mercado de carros elétricos e híbridos. E seu próximo passo será explorar novos segmentos com carros mais baratos.
A Kia planeja o lançamento de 15 novos modelos elétricos até 2027 no mercado global, considerando os três lançados em 2023. Entre eles estão as versões de produção dos Kia EV2 e EV4, além do EV5 – que está cotado para o Brasil. Outro desses carros é o Kia EV9, que será lançado no Brasil ainda em 2024. Mas este é o maior dos Kia elétricos.
O foco da Kia para o futuro está nos carros elétricos de massa, que têm potencial para ter um volume de vendas robusto. O carro-chave para isso será o Kia EV2, que seria um carro equivalente ao Hyundai Kona EV e capaz de concorrer com o Peugeot E-2008 e com o Volkswagen ID.2.
Mas o primeiro carro com este objetivo será a versão final do Kia EV3, SUV médio que será lançado ainda em 2024. Um dos meios de simplificação encontrado pela Kia foi não usar a arquitetura de 800 V dos EV6 e EV9, mas sim uma arquitetura de 400 V.
A Kia não está apenas investindo em carros totalmente elétricos, mas também vai diversificar sua linha com seis novos carros híbridos em 2024, incluindo derivados de Cee´d, Niro e Sportage e, mais para a frente, até uma versão HEV do Stonic.
A empresa também planeja atualizar seus modelos elétricos já existentes, como o EV6, com uma atualização prevista para o segundo trimestre de 2024 que pode garantir a ele uma bateria maior.
Além disso, a Kia tem planos para introduzir mais variantes GT, de alto desempenho em sua linha. Entre eles estará o EV9 GT, programado para janeiro de 2025, e equipado com motores de alta potência.
Com o aumento da produção de veículos elétricos e híbridos, a Kia prevê que até 2030, 38% de suas vendas globais serão de veículos elétricos, totalizando 1,6 milhão de carros elétricos/ano. É um grande aumento em relação aos 10% previstos para 2024. Espera-se que os híbridos representem uma parcela ainda maior em vendas.
A Kia já antecipou que, no Brasil, lançará apenas carros híbridos ou elétricos nos próximos anos.