Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Kia EV9 é o ‘melhor carro do mundo’ e terá recorde de potência no Brasil

Primeiro carro elétrico de sete lugares da marca, Kia EV9 estreará em sua versão de topo, GT-Line, com performance esportiva e espaço de minivan

Por Eduardo Passos
28 mar 2024, 19h00

Enquanto os carros elétricos da China roubam muita atenção e os japoneses quase passam batido, a Coreia do Sul vem aproveitando a experiência de décadas no setor automotivo para seguir um caminho próprio. Kia e Hyundai lançaram, em 2021, a plataforma E-GMP, cujas tecnologias não rendem menos likes no Instagram do que prêmios ao redor do mundo, seja na linha Ioniq, da Hyundai, ou na EV, da Kia.

No Brasil, o pioneiro desse time será o Kia EV9, um SUV de sete lugares recentemente eleito Carro Global do Ano pelo júri da World Car Awards, em que QUATRO RODAS participa. Ele também levou o prêmio de carro do ano no júri formado só por mulheres (também composto por QUATRO RODAS e sem ligação com a outra premiação) e empilhou troféus em votações semelhantes, feitas em diversos países da Europa.

O EV9 encheu a sala de troféus da Kia em poucos meses de lançamento
O EV9 encheu a sala de troféus da Kia em poucos meses de lançamento (Divulgação/Kia)

O Kia EV9 supera a longeva Kia Carnival em termos de comprimento e entre-eixos e, na suspensão de vendas da minivan no Brasil, é alternativa válida para quem busca bastante espaço. Também apuramos que ele será vendido na versão única GT-Line, com aspectos esportivos que a minivan não consegue igualar.

Carroceria tem estilo moderno, mas sem perder a cara de Kia
Carroceria tem estilo moderno, mas sem perder a cara de Kia (Divulgação/Kia)

Tamanho família

O Kia EV9 GT-Line utiliza um motor elétrico em cada eixo, totalizando 385 cv e 71,4 kgfm e com tração integral. Logo, apesar das suas 2,6 toneladas, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 s, com máxima de 200 km/h. Os números do bimotor também farão dele o carro mais potente da Kia à venda no mercado brasileiro.

Painel não chama tanta atenção
Painel não chama tanta atenção (Divulgação/Kia)

Mesmo assim, não há muito apelo esportivo na estética: o design de formas quadradas já se destaca, assim como as lanternas que lembram tentáculos e os faróis pontilhados que parecem se integrar à carroceria. Tais faróis são exclusividade do EV9 GT-Line, assim como os pedais de alumínio, teto solar panorâmico e rodas de aro 21 que elevam o vão livre do utilitário aos 19,8 cm.

Microperfurações na carroceria criam o efeito das luzes pontilhadas
Microperfurações na carroceria criam o efeito das luzes pontilhadas (Divulgação/Kia)

Seus 5,02 m de comprimento são apenas 8 cm menores do que a Carnival mede, mas motores elétricos não precisam de capôs grandes. Assim, o EV9 inverte o jogo e, com 3,10 m de entre-eixos, é 1 cm maior do que a minivan nesse aspecto. Isso deixa poucas dúvidas quanto ao espaço interno, com as três fileiras de bancos trazendo sistema de aquecimento e ventilação e ajustes elétricos que incluem até apoios de perna. Também é possível escolher bancos mais largos e com apoios de braço na segunda fila (os assentos do tipo “capitão”), reduzindo a capacidade do EV9 para seis ocupantes. 

Continua após a publicidade
Fileira do meio pode trocar os três lugares por duas cadeiras mais espaçosas
Fileira do meio pode trocar os três lugares por duas cadeiras mais espaçosas (Divulgação/Kia)

O painel do Kia EV9 é quase igual ao de carros que vão do Sportage ao Hyundai Ioniq 5, que também chega ao Brasil em breve. Um par de telas com 12,3” cada compõe o conjunto da moda, com quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuantes e unidos sob a mesma moldura. 

Console central também para quem vai atrás
Console central também para quem vai atrás (Divulgação/Kia)

Um display de 5” comanda ar-condicionado e outras funções internas. E os opcionais incluem uma quarta tela projetada no retrovisor interno, sistema Hi-Fi da Meridian com 14 alto-falantes e até volante cujo emblema da Kia ao centro é iluminado.

O design da cabine coloca a sustentabilidade em primeiro lugar, indo além de mera preocupação publicitária: os bancos são feitos de material que imita couro mas, na verdade, reutiliza garrafas PET no tecido, e até buchas de cozinha ressuscitam em forma de estofamento. Redes de pesca descartadas, por sua vez, dão vida aos carpetes.

Quase todo o acabamento é feito de materiais reciclados
Quase todo o acabamento é feito de materiais reciclados (Divulgação/Kia)

Cheio de energia

A plataforma E-GMP é pensada na automação veicular desde sua concepção, de modo que o sistema de controle de cruzeiro adaptativo compatível com engarrafamentos e o assistente de permanência em faixa funcionam de modo pleno. 

Também é possível comandar o estacionamento do carro de fora dele, permitindo que o EV9 entre em vagas apertadas já sem ninguém dentro. Smartphones que realizam pagamento por aproximação em maquininhas podem utilizar essa funcionalidade para abrir o veículo, de modo que a chave física pode ficar guardada e cópias digitais possam ser compartilhadas via internet.

Continua após a publicidade
Porta-malas varia entre 333 e 800 litros, dependendo do uso da terceira fileira
Porta-malas varia entre 333 e 800 litros, dependendo do uso da terceira fileira (Divulgação/Kia)

Com 10 airbags, sistemas ativos para evitar batidas e carroceria com dimensionamento adequado, o utilitário tirou nota máxima no teste de segurança ao qual foi submetido na Europa.

Outros membros da família Kia EV

Kia EV6
Kia EV6 foi quem chegou primeiro. Testado e confirmado no Brasil, entretanto, seu lançamento acabou suspenso até agora (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O tamanho avantajado permitiu a instalação de uma bateria com 99,8 kWh de capacidade energética no EV9. No inverno brasileiro (mais fresco do que frio), é possível rodar mais de 600 km na cidade, a depender de outros fatores. Em ciclo combinado (WLTP) são 505 km.

Kia EV5
É provável que ele dê lugar ao Kia EV5, o SUV médio “caçula” da família e que já roda em testes no território nacional (Divulgação/Kia)

Para tanto, o veículo tenta ser aerodinâmico onde dá, seja nas maçanetas retráteis ou na entrada de ar inferior que se fecha quando não é necessário arrefecer as células da bateria. O GT-Line também utiliza a promissora bomba de calor, que promete eficiência 43% maior do que um ar-condicionado convencional ao resfriar a cabine como uma geladeira ao contrário, extraindo calor interno e jogando-o para fora.

Sucesso lá fora elevou as expectativas quanto ao novo Kia EV9
Sucesso lá fora elevou as expectativas quanto ao novo Kia EV9 (Divulgação/Kia)

Os 587 kg da bateria foram posicionados bem próximos ao solo, a fim de também melhorar a estabilidade do SUV. Com sistema elétrico de 800 V, é possível acrescentar 300 km de alcance ao carro com cerca de 20 minutos de carregamento. Também dá para usar a energia a fim de alimentar casas e até outros carros elétricos.

Novo Kia EV9 GT-Line: estreia em 2024, provavelmente partindo dos R$ 450.000
Novo Kia EV9 GT-Line: estreia em 2024, provavelmente partindo dos R$ 450.000 (Divulgação/Kia)

Preços e prazos de chegada do Kia EV9 GT-Line ao Brasil ainda não foram divulgados. Espera-se que a estreia ocorra ainda em 2024, com valor estimado que vai dos R$ 450.000 aos R$ 500.000.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.