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Kia EV9 é o ‘melhor carro do mundo’ e terá recorde de potência no Brasil

Primeiro carro elétrico de sete lugares da marca, Kia EV9 estreará em sua versão de topo, GT-Line, com performance esportiva e espaço de minivan

Por Eduardo Passos
28 mar 2024, 19h00
Kia EV9 GT-Line é SUV elétrico com espaço de minivan e números de esportivo
Kia EV9 GT-Line é SUV elétrico com espaço de minivan e números de esportivo (Divulgação/Kia)
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Enquanto os carros elétricos da China roubam muita atenção e os japoneses quase passam batido, a Coreia do Sul vem aproveitando a experiência de décadas no setor automotivo para seguir um caminho próprio. Kia e Hyundai lançaram, em 2021, a plataforma E-GMP, cujas tecnologias não rendem menos likes no Instagram do que prêmios ao redor do mundo, seja na linha Ioniq, da Hyundai, ou na EV, da Kia.

No Brasil, o pioneiro desse time será o Kia EV9, um SUV de sete lugares recentemente eleito Carro Global do Ano pelo júri da World Car Awards, em que QUATRO RODAS participa. Ele também levou o prêmio de carro do ano no júri formado só por mulheres (também composto por QUATRO RODAS e sem ligação com a outra premiação) e empilhou troféus em votações semelhantes, feitas em diversos países da Europa.

2024 EV9 GT-Line
O EV9 encheu a sala de troféus da Kia em poucos meses de lançamento (Divulgação/Kia)

O Kia EV9 supera a longeva Kia Carnival em termos de comprimento e entre-eixos e, na suspensão de vendas da minivan no Brasil, é alternativa válida para quem busca bastante espaço. Também apuramos que ele será vendido na versão única GT-Line, com aspectos esportivos que a minivan não consegue igualar.

Carroceria tem estilo moderno, mas sem perder a cara de Kia
Carroceria tem estilo moderno, mas sem perder a cara de Kia (Divulgação/Kia)

Tamanho família

O Kia EV9 GT-Line utiliza um motor elétrico em cada eixo, totalizando 385 cv e 71,4 kgfm e com tração integral. Logo, apesar das suas 2,6 toneladas, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 s, com máxima de 200 km/h. Os números do bimotor também farão dele o carro mais potente da Kia à venda no mercado brasileiro.

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Painel não chama tanta atenção
Painel não chama tanta atenção (Divulgação/Kia)

Mesmo assim, não há muito apelo esportivo na estética: o design de formas quadradas já se destaca, assim como as lanternas que lembram tentáculos e os faróis pontilhados que parecem se integrar à carroceria. Tais faróis são exclusividade do EV9 GT-Line, assim como os pedais de alumínio, teto solar panorâmico e rodas de aro 21 que elevam o vão livre do utilitário aos 19,8 cm.

Microperfurações na carroceria criam o efeito das luzes pontilhadas
Microperfurações na carroceria criam o efeito das luzes pontilhadas (Divulgação/Kia)

Seus 5,02 m de comprimento são apenas 8 cm menores do que a Carnival mede, mas motores elétricos não precisam de capôs grandes. Assim, o EV9 inverte o jogo e, com 3,10 m de entre-eixos, é 1 cm maior do que a minivan nesse aspecto. Isso deixa poucas dúvidas quanto ao espaço interno, com as três fileiras de bancos trazendo sistema de aquecimento e ventilação e ajustes elétricos que incluem até apoios de perna. Também é possível escolher bancos mais largos e com apoios de braço na segunda fila (os assentos do tipo “capitão”), reduzindo a capacidade do EV9 para seis ocupantes. 

Fileira do meio pode trocar os três lugares por duas cadeiras mais espaçosas
Fileira do meio pode trocar os três lugares por duas cadeiras mais espaçosas (Divulgação/Kia)
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O painel do Kia EV9 é quase igual ao de carros que vão do Sportage ao Hyundai Ioniq 5, que também chega ao Brasil em breve. Um par de telas com 12,3” cada compõe o conjunto da moda, com quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuantes e unidos sob a mesma moldura. 

2024 EV9 GT-Line
Console central também para quem vai atrás (Divulgação/Kia)

Um display de 5” comanda ar-condicionado e outras funções internas. E os opcionais incluem uma quarta tela projetada no retrovisor interno, sistema Hi-Fi da Meridian com 14 alto-falantes e até volante cujo emblema da Kia ao centro é iluminado.

O design da cabine coloca a sustentabilidade em primeiro lugar, indo além de mera preocupação publicitária: os bancos são feitos de material que imita couro mas, na verdade, reutiliza garrafas PET no tecido, e até buchas de cozinha ressuscitam em forma de estofamento. Redes de pesca descartadas, por sua vez, dão vida aos carpetes.

Quase todo o acabamento é feito de materiais reciclados
Quase todo o acabamento é feito de materiais reciclados (Divulgação/Kia)
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Cheio de energia

A plataforma E-GMP é pensada na automação veicular desde sua concepção, de modo que o sistema de controle de cruzeiro adaptativo compatível com engarrafamentos e o assistente de permanência em faixa funcionam de modo pleno. 

Também é possível comandar o estacionamento do carro de fora dele, permitindo que o EV9 entre em vagas apertadas já sem ninguém dentro. Smartphones que realizam pagamento por aproximação em maquininhas podem utilizar essa funcionalidade para abrir o veículo, de modo que a chave física pode ficar guardada e cópias digitais possam ser compartilhadas via internet.

2024 EV9 GT-Line
Porta-malas varia entre 333 e 800 litros, dependendo do uso da terceira fileira (Divulgação/Kia)

Com 10 airbags, sistemas ativos para evitar batidas e carroceria com dimensionamento adequado, o utilitário tirou nota máxima no teste de segurança ao qual foi submetido na Europa.

Outros membros da família Kia EV

Kia EV6
Kia EV6 foi quem chegou primeiro. Testado e confirmado no Brasil, entretanto, seu lançamento acabou suspenso até agora (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O tamanho avantajado permitiu a instalação de uma bateria com 99,8 kWh de capacidade energética no EV9. No inverno brasileiro (mais fresco do que frio), é possível rodar mais de 600 km na cidade, a depender de outros fatores. Em ciclo combinado (WLTP) são 505 km.

Kia EV5
É provável que ele dê lugar ao Kia EV5, o SUV médio “caçula” da família e que já roda em testes no território nacional (Divulgação/Kia)

Para tanto, o veículo tenta ser aerodinâmico onde dá, seja nas maçanetas retráteis ou na entrada de ar inferior que se fecha quando não é necessário arrefecer as células da bateria. O GT-Line também utiliza a promissora bomba de calor, que promete eficiência 43% maior do que um ar-condicionado convencional ao resfriar a cabine como uma geladeira ao contrário, extraindo calor interno e jogando-o para fora.

2024 EV9 GT-Line
Sucesso lá fora elevou as expectativas quanto ao novo Kia EV9 (Divulgação/Kia)

Os 587 kg da bateria foram posicionados bem próximos ao solo, a fim de também melhorar a estabilidade do SUV. Com sistema elétrico de 800 V, é possível acrescentar 300 km de alcance ao carro com cerca de 20 minutos de carregamento. Também dá para usar a energia a fim de alimentar casas e até outros carros elétricos.

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Novo Kia EV9 GT-Line: estreia em 2024, provavelmente partindo dos R$ 450.000
Novo Kia EV9 GT-Line: estreia em 2024, provavelmente partindo dos R$ 450.000 (Divulgação/Kia)

Preços e prazos de chegada do Kia EV9 GT-Line ao Brasil ainda não foram divulgados. Espera-se que a estreia ocorra ainda em 2024, com valor estimado que vai dos R$ 450.000 aos R$ 500.000.

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