O Kia EV9 ganhou diversas premiações no mundo automotivo, incluindo o prêmio de carro global do ano pela World Car Awards. Agora chegou a hora de sua “marca irmã”, a Hyundai, ter uma versão do SUV premiado, o Ioniq 9.
A principal diferença entre EV9 e Ioniq 9, que repetem o mesmo número, está na identidade visual. Enquanto o Kia aposta em linhas mais marcantes e retangulares, com traços angulosos, vemos que o Ioniq 9 tem linhas menos quadradas, com cantos mais arredondados.
Seu conjunto óptico dianteiro tem o padrão pixelado presente em outros carros da família Ioniq, assim como ausência de aberturas. As únicas estão no para-choque, mas são ativas e se abrem apenas quando há necessidade. Na traseira, o Ioniq 9 tem um par de luzes que se estende do para-choque ao teto e passa pelo aerofólio.
Como o EV9, o Ioniq 9 também é feito sobre a plataforma E-GMP, criada em conjunto entre as duas montadoras. Mas há diferenças na parte mecânica: o modelo da Hyundai tem bateria maior, de 110,3 kWh, mas que terá propósito diferente em cada uma das versões.
A versão mais básica tem motor elétrico traseiro de 217 cv e 35,66 kgfm. Nessa configuração, chamada de Long Range, o Ioniq 9 tem autonomia declarada de 620 km, de acordo com o ciclo WLTP. Mas seu tempo de 0 a 100 km/h é de 9,4 segundos.
Acima dela, há a versão Long Range AWD, que ganha um motor elétrico na dianteira de 95 cv e 26 kgfm, e pode ir de 0 a 100 km/h em 6,7 s. No topo da gama há a versão mais esportiva, chamada de Performance. Nela, há dois motores elétricos de 217 cv, um à frente e outro atrás, que levam o SUV de até sete lugares aos 100 km/h em apenas 5,2 s, mas só quando equipado com as rodas opcionais de 21’’. Além delas, o SUV também pode vir com rodas aro 20 e 19.
Independente dal versão, o carregamento será sempre rápido. A Hyundai anuncia que são necessários apenas 24 minutos para recarregar de 10% a 80% de carga em carregadores de 350 kW. O Ioniq 9 também possui uma função de V2L para carregar outros carros elétricos.
O Ioniq 9 chama atenção não só por suas capacidades esportivas — um tanto incomuns para um SUV que só de entre-eixos tem 3,10 m — mas também pela alta tecnologia. Repare nas fotos que não há antena no teto. Ao invés disso, todo recebimento de dados de GPS e sinal de rádio (AM/FM) é feito pelo para-brisas.
Há também uma grande tela curva que une o quadro de instrumentos digital e a central multimídia, cada uma com 12’’. Já o sistema de som padrão tem oito alto-falantes, mas é possível encomendá-lo com um Bose de 14 alto-falantes. O volante tem pequenos LEDs verdes que mostram a quantidade de carga restante da bateria.
A tecnologia também se reflete na segurança. São 10 airbags e o pacote mais recente de assistentes de condução disponível pela Hyundai, que inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, alerta de tráfego cruzado, entre outros. E, assim como no EV9, os assentos da segunda fila são giratórios e têm uma extensão para as pernas.
O Ioniq 9 estará disponível em versões de seis e sete lugares. Fora o espaço generoso da cabine, há materiais refinados e ecológicos para o acabamento, como tecido PET reciclado, tecido de lã e outros de processo ecológico.
O lançamento do Hyundai Ioniq 9 está marcado para acontecer primeiro na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, já no primeiro semestre de 2025. No final do próximo ano, estará disponível em outros mercados, como a Europa. Por enquanto, não há preços.