Se a linha convencional da Hyundai já causa estranheza em muita gente, os modelos da submarca Ioniq, de elétricos, estão aí para provar que a marca pode ir além. Depois do Ioniq 5, um SUV de traços angulosos, a linha ganha um novo integrante: o Ioniq 6, um sedã todo arredondado com direito a visual de Porsche.
Logo de cara – ou de costas – é possível reparar uma grande semelhança (ou a tentativa) na traseira com o Porsche 911. O caimento da coluna C e o formato do vidro traseiro, com um aerofólio embutido, são muito semelhantes ao modelo alemão.
Para completar, ele também traz a fina lanterna (que nesse caso tem pontilhados de LED) com o nome da marca logo acima e um spoiler bem parecido com os do 911. Um grande difusor, também à la Porsche, completa o design da traseira.
Vista de perfil, a dianteira também evoca o desenho dos modelos de Stuttgart, mas com dimensões reduzidas. Mas as semelhanças acabam por aí, já que faróis e para-choques têm traços próprios.
Os pixels em LED, que são uma marca da família Ioniq, aparecem nas assinaturas dos faróis. Como todo elétrico, o Ioniq 6 dispensa grade e, em seu lugar, traz um friso decorativo que se estende de uma ponta a outra. Os volumes arredondados do modelo não são apenas estéticos, já que o coeficiente aerodinâmico de 0,21 mostra baixa resistência ao ar.
Ioniq 6 o Carro da Copa do Mundo
A Hyundai é uma das patrocinadoras da Copa do Mundo de 2022. E muitos detalhes explicam a escolha do Ioniq 6 para aparecer nos paineis à beira do campo durante os jogos no Catar.
O Ioniq 6 é o carro elétrico mais novo da Hyundai e é posicionado como um sedã tecnológico do porte do Azera. Ele é muito maior do que parece, assim como o SUV Ioniq 5, que mostrou-se bem maior na vida real do que era nas imagens pré-lançamento.
A cabine também é futurista, com uma reduzida oferta de botões físicos e duas grandes telas de 12 polegadas representando o quadro de instrumentos e a central multimídia. A iluminação também é destaque no interior, com opção de 64 cores e seis temas de duas cores combinadas.
O sedã ainda não tem números de desempenho divulgados, mas já sabemos que ele usará a plataforma do seu “irmão”. A E-GMP EV suporta infraestruturas de carregamento de 400 e 800 V.
Especula-se que o Ioniq 6 tenha mecânica semelhante ao SUV, com motor traseiro de 228 cv e 35,7 kgfm ou 324 cv e 61,7 kgfm. Uma opção com dois motores e tração integral também está prevista. O alcance, porém, deve ultrapassar 550 km do Ioniq 5.
Outras variantes a caminho?
Logo após a apresentação do Ioniq 6, o designer-chefe da Hyundai, SangYup Lee, deu algumas pistas do que ainda virá por aí. Em entrevista ao site britânico Auto Express, Lee disse que é possível fazer “um ótimo hatch” ou “um shooting brake (uma perua)” a partir do sedã. Ele deixou escapar ainda que uma versão esportiva preparada pela divisão N é possível.