Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Honda Civic Type R pode ganhar versão elétrica no futuro

Para a Honda, as versões Typer R não morrem com o motor a combustão e podem ter continuidade em carros elétricos

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 1 ago 2023, 12h50 - Publicado em 1 ago 2023, 12h47
Honda Civic Type R Brasil
 (Ferrnando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Honda Civic Type R que acaba de ser lançado no Brasil por R$ 429.990 é o último apenas com motor a combustão. Mas não será o último Type R da história. A marca japonesa pretende manter a versão mesmo em um futuro elétrico.

Em entrevista, o consultor técnico da Honda, Ko Yamamoto, afirmou que a chave para que o Type R sobreviva à transição para um futuro elétrico é manter sua essência.

“O Type R maximiza o prazer de dirigir e operar. Se esse prazer puder ser transportado com um carro elétrico, então esse carro poderia ser chamado de Type R”, declarou. Porém, reforçou que o desempenho absoluto não é o único critério para manter o legado do Type R na era dos EVs; o fator crucial é a sensação de prazer ao dirigir.

Honda Civic Type R Brasil
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Continua após a publicidade

A Honda não pretende tornar todos os futuros Type R elétricos. A montadora mantém seu interesse no uso de gasolina sintética, os e-fuels. “Ainda há esperança de sobrevivência do motor de combustão por um certo tempo”, afirma Yamamoto. Portanto, é possível que algumas versões do Type R permaneçam equipadas com motores a combustão ou tornem-se híbridos.

A Honda também está explorando opções para seus futuros modelos elétricos do Type R. Em 2022, o diretor administrativo da empresa, Shinji Aoyama, revelou que a Honda tem planos de utilizar baterias de estado sólido nesses veículos. As baterias de estado sólido tendem a ser mais leves e menos propensas a superaquecer, o que simplifica os sistemas de resfriamento dos veículos elétricos e contribui para um melhor desempenho.

Continua após a publicidade
Honda Civic Type R Brasil
Motor 2.0 turbo do Civic é usado no Type R há 8 anos e nunca esteve tão fraco quanto na versão vendida no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por conta da tecnologia de estado sólido ainda estar em desenvolvimento e não ser viável comercialmente no momento, há otimismo de que ela se torne uma realidade em um futuro próximo. Portanto todos podem esperar que pelo menos mais um modelo movido a combustão seja lançado antes que a eletrificação total chegue.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.