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Governo italiano faz Alfa Romeo Milano mudar nome para Junior

O nome italiano em um carro fabricado na Polônia irritou o governo, mas só ajudou o Alfa Romeo Junior a fazer mais sucesso

Por Rafael Sommadossi
16 abr 2024, 04h00
Alfa Romeo Junior
 (Divulgação/Alfa Romeo)
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Uma polêmica à italiana começou no dia seguinte da apresentação do Alfa Romeo Milano. O Ministro italiano das Empresas e do ‘Made in Italy’, Adolfo Urso sugeriu que o SUV compacto da Alfa Romeo teria um nome ilegal. 

“Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia. Isto é proibido pela lei italiana”, afirmou Urso, citado pela Reuters. “Esta lei estipula que não é possível influenciar de forma enganosa os consumidores. Por isso um carro chamado Milano tem que ser fabricado na Itália”, acrescentou.

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Alfa Romeo Junior
(Divulgação/Alfa Romeo)

 

No meio disso está a lei de sonoridade italiana, promulgada em 2003, que proíbe que nomes e falsas indicações sugiram que um produto seja italiano quando não é feito na Itália. A Stellantis decidiu fabricar o Alfa Romeo Milano na Polônia e vem insistindo na necessidade de incentivos para alcançar 1 milhão de carros fabricados na Itália por ano, um pedido do governo local.

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Inicialmente, a Stellantis não quis comentar. Agora, decidiu abandonar a homenagem à cidade onde a fabricante foi fundada e o SUV tem um novo nome: Alfa Romeo Junior.

Alfa Romeo Milano
(Divulgação/Alfa Romeo)

“Decidimos mudar, mesmo sabendo que não somos obrigados a fazê-lo, porque queremos preservar as emoções positivas que os nossos produtos sempre geraram e evitar qualquer tipo de controvérsia”, disse o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato.

 

Esta mudança é importante por diversas razões: primeiro, destaca a sensibilidade da Alfa Romeo em relação às preocupações legais e de marketing, demonstrando sua disposição para se adaptar às circunstâncias. 

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Em nota, a Alfa Romeo disse acreditar que o nome Milano cumpria todos os requisitos legais, mas que existem questões muito mais importantes do que o nome de um carro novo.

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Mas a fabricante também agradeceu ao governo italiano por toda a exposição dada ao seu novo carro.

Alfa Romeo Milano
(Divulgação/Alfa Romeo)

“A equipe Alfa Romeo gostaria de agradecer ao público pelo feedback positivo, à rede de concessionários italiana pelo seu apoio, aos jornalistas pela enorme atenção dada ao novo automóvel e ao governo pela publicidade gratuita suscitada por este debate”, disse o comunicado.

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O fato deu um enorme destaque ao SUV compacto da Alfa Romeo: por conta do agora chamado Junior, o número de acessos ao configurador do carro aumentou tanto que chegou a ficar fora do ar por algumas horas. Um bom sinal para as vendas do Alfa Romeo polonês.

Alfa romeo GT 1300 Junior
(Divulgação/Internet)

Além disso, o nome Junior tem relação histórica com a marca. O modelo GT 1300 Junior, lançado em 1966, foi um sucesso, e teve mais de 92.000 unidades. Era uma versão do Giulia voltada para um público mais jovem. É exatamente o público que o novo Junior, agora elétrico, quer conquistar.

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