Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

GAC já tem loja aberta com minivan elétrica Aion Y a preço de BYD Dolphin

GAC Aion Y já tem 205 cv e sua faixa de preço já está definida: será o carro mais barato da marca para pessoa física

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 Maio 2025, 12h21 - Publicado em 7 Maio 2025, 12h08
GAC Aion Y
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A GAC já tem data para começar a vender carros no Brasil: 23 de maio. A maioria das futuras concessionárias da nova marca chinesa ainda está na fase final de implantação, mas a primeira loja na cidade de São Paulo, no bairro do Sumaré, já está aberta e recebe os curiosos.

Por enquanto, há apenas um carro no showroom. O GAC Aion Y (na China, Y Plus) será um dos carros de briga na estreia da marca no Brasil, pois será o elétrico mais barato disponível para o público. Na China, este foi o segundo carro mais vendido da Aion (divisão de carros elétricos da GAC) em 2024, com mais de 136.000 unidades.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A configuração do Aion Y destinada ao mercado brasileiro tem motor elétrico de 205 cv e 22,9 kgfm. A bateria é de LFP e tem 63,2 kWh de capacidade que, de acordo com o Inmetro, garante autonomia de 318 km. São características técnicas semelhantes às do BYD Dolphin Plus, que tem preço de tabela de R$ 184.800. De acordo com os vendedores, o GAC Aion Y terá preço ao redor dos R$ 180.000 no Brasil.

Compartilhe essa matéria via:

Como é o GAC Aion Y?

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A diferença do Aion Y para outros carros elétricos à venda no Brasil é o fato de ser um legítimo monovolume para cinco passageiros. Com 4,53 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, é 7 cm maior que um VW Taos nas duas medidas. Ainda tem 1,65 m de altura e 1,87 m de largura sem os retrovisores. O porta-malas tem cerca de 450 litros, além de um compartimento sob o tampão, por não vir com estepe para o Brasil – usa kit de reparo.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O visual do Aion Y tem elementos bastante exóticos, como os faróis com várias linhas de leds diurnos que formam o que a GAC chama de “asas de anjo”, mas que também parece com uma ave. Também chama a atenção as molduras das caixas de roda, volumosas e prateadas. As rodas aro 18″ têm pintura cinza e há freios a disco nas quatro rodas.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Em um rápido contato com o carro, surpreende como o espaço traseiro é grande. Quem viaja ali tem confortos como luzes de leitura independentes laterais, apoio de braço retrátil, saídas de ar-condicionado e porta USB-A. O teto solar panorâmico tem abertura elétrica e ajuda a iluminar as duas fileiras de assentos.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Uma curiosidade é que a central multimídia de 14,6 polegadas pode ser usada para comandar o teto solar, a tampa do porta-malas (que tem abertura elétrica) e também os vidros elétricos de todas as portas, inclusive o tanto que todos eles abrem-se, como um comando redundante.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Outras funções não são redundantes: comandos de faróis, ar-condicionado, espelhos retrovisores e até o da ventilação do banco do motorista estão restritos à central multimídia. O equipamento ainda será compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Em termos de acabamento, o Aion Y tem acabamento macio na parte superior das portas dianteiras e na seção onde o braço encosta. No painel, o acabamento macio se limita à faixa horizontal do painel, acima das saídas de ar. O seletor de marcha fica na haste direita, atrás do volante.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O console central elevado só tem material macio no apoio de braço. À frente está um compartimento com tampa, porta-copos, base de carregamento sem fio para smartphones e um local para colocar o aparelho de lado de forma que pode ser refrigerado pelo ar-condicionado. Por baixo, há um porta-objetos e é onde está a porta USB dianteira e a tomada 12V.

GAC Aion Y
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A lista de equipamentos de série contempla piloto automático adaptativo, assistentes ADAS, seis airbags, iluminação ambiente, faróis e lanternas de led, câmeras de visão 360°, banco do motorista com ajuste elétrico, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas e bancos de vinil. A direção não tem ajuste de profundidade, só de altura, e a cobertura retrátil do porta-malas equipará todos os carros vendidos.

O Aion Y não será o único carro disponível ao público. A GAC ainda começará sua operação com o GS4, um SUV médio híbrido pleno (HEV) com 234 cv, e também com o sedã elétrico Aion ES para vendas diretas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.