GAC já tem loja aberta com minivan elétrica Aion Y a preço de BYD Dolphin
GAC Aion Y já tem 205 cv e sua faixa de preço já está definida: será o carro mais barato da marca para pessoa física

A GAC já tem data para começar a vender carros no Brasil: 23 de maio. A maioria das futuras concessionárias da nova marca chinesa ainda está na fase final de implantação, mas a primeira loja na cidade de São Paulo, no bairro do Sumaré, já está aberta e recebe os curiosos.
Por enquanto, há apenas um carro no showroom. O GAC Aion Y (na China, Y Plus) será um dos carros de briga na estreia da marca no Brasil, pois será o elétrico mais barato disponível para o público. Na China, este foi o segundo carro mais vendido da Aion (divisão de carros elétricos da GAC) em 2024, com mais de 136.000 unidades.

A configuração do Aion Y destinada ao mercado brasileiro tem motor elétrico de 205 cv e 22,9 kgfm. A bateria é de LFP e tem 63,2 kWh de capacidade que, de acordo com o Inmetro, garante autonomia de 318 km. São características técnicas semelhantes às do BYD Dolphin Plus, que tem preço de tabela de R$ 184.800. De acordo com os vendedores, o GAC Aion Y terá preço ao redor dos R$ 180.000 no Brasil.
Como é o GAC Aion Y?

A diferença do Aion Y para outros carros elétricos à venda no Brasil é o fato de ser um legítimo monovolume para cinco passageiros. Com 4,53 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, é 7 cm maior que um VW Taos nas duas medidas. Ainda tem 1,65 m de altura e 1,87 m de largura sem os retrovisores. O porta-malas tem cerca de 450 litros, além de um compartimento sob o tampão, por não vir com estepe para o Brasil – usa kit de reparo.

O visual do Aion Y tem elementos bastante exóticos, como os faróis com várias linhas de leds diurnos que formam o que a GAC chama de “asas de anjo”, mas que também parece com uma ave. Também chama a atenção as molduras das caixas de roda, volumosas e prateadas. As rodas aro 18″ têm pintura cinza e há freios a disco nas quatro rodas.

Em um rápido contato com o carro, surpreende como o espaço traseiro é grande. Quem viaja ali tem confortos como luzes de leitura independentes laterais, apoio de braço retrátil, saídas de ar-condicionado e porta USB-A. O teto solar panorâmico tem abertura elétrica e ajuda a iluminar as duas fileiras de assentos.

Uma curiosidade é que a central multimídia de 14,6 polegadas pode ser usada para comandar o teto solar, a tampa do porta-malas (que tem abertura elétrica) e também os vidros elétricos de todas as portas, inclusive o tanto que todos eles abrem-se, como um comando redundante.

Outras funções não são redundantes: comandos de faróis, ar-condicionado, espelhos retrovisores e até o da ventilação do banco do motorista estão restritos à central multimídia. O equipamento ainda será compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Em termos de acabamento, o Aion Y tem acabamento macio na parte superior das portas dianteiras e na seção onde o braço encosta. No painel, o acabamento macio se limita à faixa horizontal do painel, acima das saídas de ar. O seletor de marcha fica na haste direita, atrás do volante.

O console central elevado só tem material macio no apoio de braço. À frente está um compartimento com tampa, porta-copos, base de carregamento sem fio para smartphones e um local para colocar o aparelho de lado de forma que pode ser refrigerado pelo ar-condicionado. Por baixo, há um porta-objetos e é onde está a porta USB dianteira e a tomada 12V.

A lista de equipamentos de série contempla piloto automático adaptativo, assistentes ADAS, seis airbags, iluminação ambiente, faróis e lanternas de led, câmeras de visão 360°, banco do motorista com ajuste elétrico, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas e bancos de vinil. A direção não tem ajuste de profundidade, só de altura, e a cobertura retrátil do porta-malas equipará todos os carros vendidos.
O Aion Y não será o único carro disponível ao público. A GAC ainda começará sua operação com o GS4, um SUV médio híbrido pleno (HEV) com 234 cv, e também com o sedã elétrico Aion ES para vendas diretas.