Fiat 500 elétrico está encalhado no Brasil há três anos e não tem desconto
Carro elétrico teve apenas três unidades emplacadas em 2025, mas Fiat garante que ele continua à venda; veja outros carros esquecidos

Quando o Fiat 500e foi lançado no Brasil, em agosto de 2021, a “invasão” de carros elétricos chineses ainda não havia começado. Os elétricos ainda eram carros de nicho com preço elevado, mesmo antes do retorno da cobrança do imposto de importação para elétricos. O 500e acabou esquecido e está encalhado no Brasil há três anos.
O 500e Icon ainda está no site da Fiat, que não esconde que trata-se do modelo 2022. O compacto elétrico teve apenas 58 unidades emplacadas no Brasil desde 2022, sendo que três foram emplacadas em 2025 e oito em 2024. A Fiat garante que ainda há unidades em estoque. Os carros da Stellantis só podem ser retirados do site quanto o estoque está esgotado.

No lançamento, apenas 10 concessionárias Fiat vendiam o modelo, mas encontramos nenhuma unidade 0-km à venda no estoque de concessionárias. Há carros usados, que custam cerca de R$ 130.000.
O modelo também passa por maus bocados na Europa, com queda acentuada nas vendas nos últimos anos. Na verdade, seu auge por lá foi justamente em 2022. Agora, a Fiat trabalha para adaptar o carro para utilizar um motor 1.0 híbrido leve 12V, para que volte a ser um carro acessível.
O Fiat 500e foi lançado no Brasil por R$ 239.990 e desde o início de 2023 é vendido pelos R$ 214.990 atuais. Quer dizer que o elétrico não teve qualquer redução de preço desde o lançamento de carros como o BYD Dolphin, Renault Kwid E-Tech e GWM Ora 03, que são carros elétricos igualmente pequenos e muito mais baratos.

Para o contexto dos elétricos compactos, o Fiat 500e é até bastante sofisticado. Seu motor elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm é alimentado por uma bateria de 42 kWh. É pequena, mas aceita recarga em AC de 11kW e pode chegar aos 80% em 35 minutos em carregadores ultra-rápidos de 85 kW. Essas duas potências de recarga são bem maiores que as de um BYD Dolphin, por exemplo, que aceita 6,6 kWh em AC e 65 kWh em DC.
A lista de equipamentos ainda inclui faróis full-led, carregador de smartphones por indução, wi-fi nativo, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas, farol alto automático, assistente de estacionamento e assistente de ponto cego.
Outros esquecidos da Stellantis

O 500e não é o único carro elétrico da Fiat, que também vende no Brasil o E-Scudo, versão elétrica do seu furgão e que custa R$ 334.990. Este modelo também só teve três unidades emplacadas em 2025, mas foi atualizado no ano passado.
Na Jeep, o Compass 4XE, que é a versão híbrida plug-in do SUV (foi lançado e abril de 2022) também segue à venda e é oferecido por R$ 347.300 e teve apenas 9 unidades emplacadas no Brasil em 2025. Vendeu menos que o Grand Cherokee 4XE, que custa R$ 549.990 e teve 91 unidades emplacadas neste ano.

O Peugeot e-2008 GT, versão elétrica do SUV compacto que foi atualizada há cerca de um ano, custa R$ 259.990 e teve quatro unidades emplacadas em 2025. Já o furgão E-Expert, gêmeo do E-Scudo, só teve um carro emplacado neste ano.