A versão conversível da primeira Ferrari híbrida vem oficialmente ao Brasil. A SF90 Spider será vendida por aqui pela Via Itália, importadora oficial da marca, e o preço inicial já está definido: R$ 8,4 milhões.
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Parte da justificativa para esse preço fica atrás do motorista e do passageiro: o motor V8 mais potente que a Ferrari já construiu, instalado em posição central. São 780 cv gerados pelo motor 4.0 biturbo.
Além dele, há outros três motores elétricos: dois no eixo dianteiro e um no traseiro. Juntos, garantem tração integral e exatos 1.000 cv e 91,7 kgfm de torque, que fazem a Ferrari SF90 Spider atingir uma velocidade máxima de 340 km/h e os 100 km/km de 2,5 segundos, de acordo com a marca. Quanto ao câmbio, é automático com dupla embreagem e oito marchas.
Ao todo, há quatro modos de direção, que fazem os motores trabalharem de maneira diferente. O modo Hybrid preza pela eficiência, onde o sistema define se deve ou não ligar o motor a combustão, enquanto os motores elétricos trabalham com energia limitada para garantir maior alcance. Já no e-Drive, a unidade a combustão permanece desligada o tempo todo e apenas os motores elétricos funcionam. Nesse modo, a SF90 pode andar até 25 km apenas com a energia da bateria e sua velocidade máxima é reduzida para 135 km/h.
Os outros dois modos são para aqueles que gostam da velocidade. No Performance, o V8 permanece sempre funcionando e prioriza o carregamento de energia a eficiência, garantindo energia instantânea sempre que necessário. Por fim, no modo Qualify o três motores elétricos, assim como a combustão, trabalham com sua potência máxima e todo o funcionamento é voltado para o desempenho.
Na parte aerodinâmica, a marca afirma que o resultado encontrado foi ainda melhor que o da versão cupê, Stradale. Todas as características de design, como o Shut-off Gurney na traseira (sistema de controle ativo que varia a força descendente sobre o eixo traseiro) e as rodas forjadas com perfis de asa, foram pensadas pela Ferrari para aprimorar a aerodinâmica do esportivo.
Segundo dados da Ferrari, se o cliente optar pelo pacote Asseto Fiorano – que inclui o conjunto de amortecedores dedicados à pista, componentes de fibra de carbono e titânio, aerofólio traseiro e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 – os resultados de desempenho chegam a 390 kg de downforce gerados nas curvas a 250 km/h.
Por fora, a agressividade é o que mais chama atenção na SF90 Spider. A silhueta é idêntica à versão cupê e as entradas de ar laterais, responsáveis por resfriar o motor a combustão, estão localizadas um pouco acima dos para-lamas traseiros. Já na frente, há outras três entradas, que puxam o ar para resfriar os motores elétricos. Os faróis finos usam tecnologia Matrix LED Highlight.
A traseira tem duas saídas de escape bem elevadas. A Ferrari teve um cuidado especial com o escapamento, redesenhando o sistema para que o som do motor fosse direcionado ao cockpit, desse modo melhorando a qualidade do som que o motorista escuta na cabine.
Por dentro, o painel continua o mesmo da Stradale. A tela de instrumentos é curva e de alta definição, tendo 16’’ e podendo ser configurado através dos botões no volante. A alavanca do câmbio automático tem seus controles acionados através de um recurso de estilo de grade, semelhante ao do clássico câmbio manual das Ferraris.
Para quem desembolsar os mais de R$ 8 milhões e adquirir a SF90 Spider, a Ferrari oferece ainda uma garantia de 7 anos, que garante todas as revisões feitas a cada 20.000 km durante todo esse período. O valor adicional do pacote Assetto Fiorano não foi divulgado.