Não terá como escapar: o primeiro carro elétrico da Ferrari está a caminho. Prevista para ser apresentada em 2025, mas lançada apenas em 2026, a inédita Ferrari elétrica tem intensificado seus testes nas redondezas da fábrica da marca, em Maranello. E não escapou de ser flagrada.
A carroceria do protótipo ainda não é a definitiva. Aliás, ainda não se sabe se o modelo será mesmo um SUV ou se seguirá formatos mais tradicionais. De qualquer forma, tem utilizado para os testes algo parecido com um Maserati Levante e/ou Grecale, com faróis aparentemente emprestados da Roma.
Na traseira, em uma tentativa frustrada de disfarce, há falsas (e até grosseiras) saídas de escape dos dois lados. Vale a repetição: elas são claramente falsas. Além disso, em vídeos publicados dos flagras, é possível notar que não há um motor a combustão funcionando ali. No lugar, saem ruídos futuristas e metálicos.
Outra incerteza é sobre os ruídos, que também podem não ser os oficiais. Há algum tempo, a Ferrari patenteou um novo sistema de som para veículos elétricos, com a intenção de criar sons mais realistas e autênticos de motores a combustão para, de alguma forma, buscar mais tradição para o seu futuro.
Potência e desempenho também seguem em segredo, mas a Ferrari elétrica entregará, obviamente, uma performance superesportiva. Quando questionado, em algumas ocasiões, Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, diz apenas que o modelo “será uma Ferrari” e que terá “quatro rodas”, dispensando qualquer outro tipo de comentário.
A imprensa internacional aponta ainda que o modelo será caro e custará aproximadamente 500.000 euros, ou seja, mais de R$ 3,3 milhões em conversão direta para a moeda brasileira.