Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

EX30 Cross Country: como é a versão off-road e 4X4 do novo Volvo EX30

Versão off-road do SUV elétrico terá dois motores e tração integral, mas só chegará às ruas em 2025

Por Lucas Parente
11 jun 2023, 00h13
 (Isadora Carvalho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O novo Volvo EX30 foi apresentado na última semana como o novo SUV elétrico de entrada da fabricante sueca. Seu lançamento no Brasil está confirmado para o início de 2024. Porém, juntamente com o novo SUV 100% elétrico da Volvo, foi anunciado uma versão off-road, o EX30 Cross Coutry.

A Volvo tem uma história com modelos ‘Cross Country’ desde a década de 90, quando lançou o V70 Cross Country, e nunca deixou esse viés mais aventureiro para trás. Outros modelos, como os V40, V60 e V90 também tiveram versão crossover disponível.

 

Volvo-EX30-Cross-Country-01-1536x1106
(Divulgação/Volvo)

Esta versão não tenta transformar o EX30 em uma máquina off-road, longe disso. Mas tem generosas porções de plástico por todo o carro que lhe dão uma aparência muito mais resistente. A versão elétrica crossover da marca vem com todas as proteções e especificações necessárias para este tipo de carro.

Entre os adereços estão placas antiderrapantes dianteiras e traseiras, que suportaram o veículo na hora de passar por percursos mais complexos, além de um rack de teto, rodas de 19 polegadas, além de rodas de 18 polegadas com pneus off-road opcionais.

Continua após a publicidade

Dentro da cabine, a versão off-road terá praticamente o mesmo painel e central multimídia, com volante multifuncional e tela de infoentretenimento vertical.

Volvo-EX30-6
(Divulgação/Quatro Rodas)

A Volvonão divulgou informações sobre o trem de força da versão Cross Country. Na versão regular, o EX30 é oferecido um único motor elétrico de 272 cv com autonomia de 344 km WLTP. Mas, por conta do foco off-road, é provável que essa versão possua um sistema diferente.

Continua após a publicidade

A Volvo possui uma configuração chamada ‘Twin Performance’, ou seja, com dois motores elétricos. É de se esperar que esse sistema seja introduzido nessa versão garantindo a tração integral.

Com dois motores elétricos do EX30 combinados, a versão Cross Country poderá produzir até 422 cv, podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Desta forma, seria o Volvo de produção mais rápido e com uma autonomia estimada em 460 km WLTP.

ex30-cc-volvo-t
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

O novo Volvo EX30 Cross Country estará disponível para encomenda a partir de 2024, mas para o modelo 2025 e não está previsto para o Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.