Sim, o brasileiro deveria ser estudado. Afinal nossa capacidade criativa é, sem dúvidas, uma das mais avançadas do mundo e também temos a fama de sermos realizadores. Tem quem faça a própria Ferrari, transforme o próprios carro em elétrico. E até quem crie o próprio carro movido a energia solar. Ou quase isso.
Marksuel Carlos Reis, de 35 anos, instalou uma placa solar no teto do seu BYD Yuan Plus. Não houve adaptação na lataria: a placa solar foi apoiada em cima do teto do seu SUV elétrico com a intenção de utilizar o Sol para recarregá-lo. A ideia é, no mínimo, inusitada e rendeu milhões de visualizações nas redes sociais. Mas até que ponto isso realmente é funcional?
Reis é empresário e também influencer na área de comunicação visual, só no instagram acumula 365.000 seguidores. Comprou seu Yuan Plus há seis meses e resolveu produzir conteúdo também sobre mobilidade elétrica. Um dos primeiros vídeos foi sobre ter ficado na estrada após a autonomia do BYD ter reduzido drasticamente de 45 km para 0 km em minutos, segundo ele.
Após essa decepção, o empresário resolveu fazer vídeos descontraídos com o seu BYD brincando com a questão da autonomia. O BYD Yuan Plus tem autonomia declarada de 423 km, em ciclo combinado (cidade/estrada) segundo o Inmetro.
“Muita gente ainda tem dúvida se deve comprar um carro elétrico e eu mostro na vida real quais são as alegrias e tristezas. Já fiz churrasco em uma churrasqueira elétrica usando a energia do carro, coloquei um gerador no porta-malas para carregar as baterias, mas o vídeo de mais sucesso foi mesmo a placa solar que instalei no teto”, conta Marksuel.
A motivação para este feito veio dos próprios seguidores que, segundo ele, sempre o instigaram a fazer a instalação do painel solar como forma de resolver a questão da autonomia.
“Com tantos pedidos resolvi atendê-los e comprei uma placa solar de 570 Watts, instalei em cima do carro e o pluguei usando um adaptador”, explica Reis, que esclarece que o carro não anda carregando ao contrário do que aparece no vídeo. “A minha intenção foi fazer uma brincadeira mesmo e deixei claro na descrição do vídeo que o BYD não aceita dar a partida se estiver carregando.”
Mais de 12 dias para recarregar
Inclusive Marksuel logo percebeu que a placa não ajudaria em ‘quase’ nada na recarga das baterias. “Eu demoraria três dias pra carregar completamente pelas minhas contas (carregou em até 0,6 kWh). Em meia hora que fiquei carregando com o carro no sol não recuperei nem 3 km”, conta.
De acordo com Evandro Mendes, conselheiro na Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e CEO da Eletricus, empresa especializada em soluções de recarga para carros elétricos, é necessário esclarecer que o máximo de potência de recarga de um painel solar é em uma condição ideal, com o sol sem nuvens e portanto sem área de sombreamento. E essa condição não acontece o tempo todo.
“Considerando a capacidade máxima de geração de energia dessa placa e a capacidade do conjunto de baterias do Yuan Plus é possível concluir que a autonomia recuperada seria de cerca de 3 km por hora, ou seja, uma velocidade de recarga muito lenta”, afirma Mendes.
Basta fazer as contas. O BYD Yuan Plus tem bateria com capacidade de 60 kWh. Se a entrega máxima de energia da placa foi 0,6 kW, demoraria 100 horas para uma recarga completa. 100 horas de Sol a pino, sem nuvens. Se formos otimistas e considerarmos que a incidência solar alcança isso por 8h diárias, a recarga completa levaria 12 dias e meio. Na prática, poderia demorar até duas semanas. E não poderia usar o carro durante a recarga, claro.
Os painéis solares são perfeitos para auxiliar na demanda de energia de uma residência e podem fazer com que os proprietários de carros elétricos tornem-se autossuficiente em energia. Isso quer dizer que esse indivíduo não pagará nada para se locomover. Mas há todo um estudo sobre a quantidade de placas necessárias para atender à demanda de energia da residência e sobre a incidência solar do local.
Uso de painéis solares em carros ainda é limitado
Mendes também esclarece que nenhum carro elétrico carregará plugado em movimento. “Há um sistema de segurança que bloqueia a partida do motor elétrico caso o carro esteja plugado na tomada e isso é para evitar possíveis acidentes.”
A prova que utilizar painéis solares no teto dos carros não é algo viável é que a Lightyear, fabricante holandesa que fabricava o Lightyear 0 o único carro com 5 m² de paineis solares em seu teto e capô anunciou falência recentemente. A fabricante anunciou que a autonomia era de 560 km a 110 km/h e 70 km vinham da energia solar. Ao que tudo indica esses números não eram reais e a empresa não foi pra frente.
Já a Toyota lançou o novo Prius em 2022 com painel solar que, segundo a marca, pode acrescentar até 1.250 km de autonomia por ano ao modelo híbrido plug-in. O sistema funciona principalmente com o carro parado, quando converte a radiação solar em carga nas baterias. O painel também funciona em movimento, mas para alimentar a bateria de 12 V.
A questão é que painéis solares em carros definitivamente não são a melhor solução para aumentar a autonomia de elétricos e só uma infraestrutura mais robusta de recarga pública pode acabar com os percalços que donos de carros elétricos no Brasil têm passado.