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Com preço e números atraentes, “HB20 elétrico” da JAC já roda pelo Brasil

JAC Yttrium 3 é compacto elétrico com dimensões idênticas ao Hyundai brasileiro, com tecnologias de ponta que podem torná-lo bem barato

Por Eduardo Passos
7 dez 2023, 18h17
Novo JAC Yttrium 3 já roda quase sem disfarces pelo Brasil (Gleyma Lima/Quatro Rodas)
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Todo mundo quer emplacar um carro elétrico “popular” no Brasil. Nos últimos meses, foram tantos lançamentos que o primeiro a almejar esse posto, o JAC e-JS1, se encontra defasado e esquecido pelos consumidores. Mas a marca tem uma aposta ousada.

É o JAC Yttrium 3, também chamado de Y3, EV3 ou Yiwei 3 a depender do mercado. Já se apostava que o hatch chegaria ao Brasil, e o flagra da leitora Gleyma Lima só confirma que a montadora chinesa vem se preparando para o lançamento.

Gleyma encontrou o Y3 praticamente sem disfarces, dando “sopa” estacionado em uma rua. Só os emblemas estavam tampados, mas isso não atrapalhou em nada a identificação do modelo, com seu visual bem característico.

JAC Yttrium 3 flagrado por QUATRO RODAS (3)
Mais um elétrico chinês cuja dianteira lembra o Mini Cooper (Gleyma Lima/Quatro Rodas)

A dianteira com faróis redondos e formas curvilíneas lembra bastante o GWM Ora 03 — o que, naturalmente, também o faz lembrar do Mini Cooper. Assim como o lançamento da Great Wall Motors, a traseira já se distancia do modelo inglês, mas no caso da JAC com lanternas bem mais discretas.

Com preço e números atraentes, “HB20 elétrico” da JAC já roda pelo Brasil
(Divulgação/JAC)
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Como os subcompactos elétricos não vêm se dando bem no Brasil, faz sentido que a fabricante aposte, agora, em um carro com dimensões praticamente idênticas às de um Hyundai HB20. São 4,02 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,55 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 m.

Um destaque importante é a montagem do Y3 sobre a plataforma DI, que, inclusive, é adaptada para o uso das baterias de sódio. Essa nova tecnologia permite baterias mais baratas e com mais autonomia, e muitos a enxergam como a solução ideal, no momento, para diminuir o preço dos EVs de entrada.

JAC Y3, Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3
(Divulgação/JAC)
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Também há as tradicionais células de íon-lítio, que foram utilizadas nas variantes de lançamento no mercado chinês. Nesse caso, a autonomia declarada é de 505 km, que já é satisfatório por si. Com o sódio, entretanto, a promessa é de elevar o alcance a 600 km — o dobro do e-JS1.

JAC-Yiwei 3

Por dentro, o Y3 também é parecido com o Ora 03: o design minimalista inclui revestimento em tons pastéis, multimídia flutuante de 15,6”, acompanhado por quadro de instrumentos do mesmo tipo, mas um pouco menor. O console central inclui carregador de celular por indução e dois níveis de porta-objetos. Os bancos são revestidos por materiais que imitam couro, em dois tons.

JAC Yiwei 3
(Divulgação/JAC)
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O que vem para o Brasil?

O Yttrium 3 básico tem motor dianteiro de 95 cv, mas a versão de topo tem propulsor de 136 cv e, claro, as baterias com maior autonomia. Mas ainda não sabemos qual a configuração que será ofertada no mercado brasileiro.

JAC-Yiwei 3
(Divulgação/JAC)

Com estrutura bem menor que a das conterrâneas, a filial da JAC dependerá de um bom acordo com a matriz para que o compacto seja vendido a um preço atraente. No caso, cerca de R$ 140.000 ou menos. A guerra dos elétricos “populares” vem trazendo descontos sucessivos em várias marcas, indicando que sempre há margem de lucro que pode ser diminuída.

JAC Y3, Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3
(Divulgação/JAC)
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Mas os desafios não param aí: BYD e GWM vendem seus carros com bocais de carregamento do tipo CCS2, amplamente utilizado no Brasil. A JAC, entretanto, utiliza o padrão chinês, inexistente em pontos públicos de recarga aqui.

A justificativa é que o baixo volume de importação não justifica o preço de converter os carros para as tomadas que usamos. A companhia, então, utiliza um adaptador que deixa a recarga mais lenta.

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Mas são questões que, certamente, os engenheiros da marca têm ciência. E diante de uma invasão cada vez maior de elétricos chineses no Brasil, parece improvável que o JAC Y3 chegue sem uma estratégia que o torne minimamente atraente. Os próximos meses prometem uma revolução no mercado.

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