Baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio), como as usadas pela BYD, têm boa durabilidade, são seguras e mais baratas que as baterias de íons de lítio convencionais, mas sua potência máxima de recarga dificilmente alcança os 100 kW. A maior fabricante de baterias do mundo, a chinesa CATL, anunciou que conseguiu superar essa barreira.
A empresa anunciou suas novas baterias LFT com carregamento super rápido. Chamadas de Shenxing, essas baterias seriam capazes de repor até 400 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarga. A depender do carro no qual for aplicado, a CATL promete até 700 km de autonomia com uma carga completa.
Para alcançar esse resultado, a fabricante alterou a forma como combina os cátodos da bateria, otimizando a intercalação com os eletrólitos, reduzindo a resistência de transmissão de energia do lítio. É uma explicação complexa, mas o que importa é o aumento da velocidade do carregamento e da densidade, aumentando a autonomia dos carros elétricos.
Outra vantagem das baterias Shenxing é a possibilidade de manter a recarga rápida em uma maior amplitude de temperatura. Além disso, cada célula possui um controle para garantir que aqueçam rapidamente até a faixa de temperatura operacional ideal, permitindo uma carga de 0-80% em apenas 30 minutos em temperaturas tão baixa quanto -10°C, e também o máximo desempenho de aceleração abaixo de 0°C.
O que não se sabe ainda é como essa nova tecnologia afetará o custo dessas baterias, pois a grande vantagem das LFP, hoje, está no preço baixo. O custo por kWh de uma bateria LFP costuma 20% a 30% inferior a uma bateria NCM (Niquel-cádmio-manganês).
A CATL trata seu lançamento como a “inauguração da era da recarga rápida com baterias LFP”. A produção em série será iniciada no final de 2023, com o primeiro carro equipado com elas previst para ser lançado no primeiro trimestre de 2024.
Difícil é dizer a marca do carro que fará sua estreia: a CATL fornece para marcas tão diferentes quanto JAC e Tesla.