Embora os números tenham sido um pouco menores, a boa fase dos veículos eletrificados no Brasil é inegável. Segundo a ABVE (Associação Brasileiro do Veículo Elétrico), em agosto tivemos um total de 14.667 somando todas as categorias (MHEV, HEV, PHEV e BEV), o que significa uma pequena queda de 4% em relação a julho (15.312), mas um grande aumento de 57% em relação a agosto de 2023 (9.351).
No acumulado do ano — ou seja, no período entre janeiro e agosto — o crescimento é ainda mais visível. Já são 109.283 eletrificados leves vendidos, um aumento de 123% em relação a todo o ano de 2023, onde foram emplacados 49.052 veículos.
Para a ABVE, o bom momento do setor se reflete em dois pontos importantes. O primeiro é na infraestrutura de carregamento. De acordo com a Tupi Mobilidade, empresa associada à ABVE, o Brasil tem um total 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos, dos quais 89% são do tipo AC (9.506), de carga lenta, e 11% do tipo DC (1.109), de carga rápida.
Já o segundo é a interiorização, ou seja, o aumento do número de carros elétricos em cidades mais distantes das capitais do país. No balanço feito pela a ABVE das 70 cidades onde mais se emplacou carros eletrificados do último mês somaram 11.125 unidades (76% do total emplacado em agosto). Desse montante, 30% se concentra em municípios do interior (3.400) e o restante (7.225) nas capitais.
“A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”, acrescentou.
Outro detalhe interessante destacado pela ABVE é a preferência do brasileiro pelos veículos plug-ins, ou sejam, aqueles com carregamento externo. Já são 12 meses consecutivos que os BEVs e PHEVs lideram como as categorias mais vendidas no Brasil e o aumento dos números tem sido bem satisfatórios.
Em agosto do ano passado, foram apenas 1.167 veículos 100% elétricos emplacados. No último mês esse número foi 338% maior, chegando a 5.115 unidades, sendo esse o tipo de eletrificado mais vendido do Brasil (35% de participação entre os eletrificados).
Já os híbridos plug-in tiveram uma representação ainda maior, de 39% em agosto de 2024, totalizando 5.781 unidades. Na comparação com agosto de 2023 (3.700), houve um aumento de 56%.
BYD Song roubando a liderança
A família do BYD Song cresceu e agora é representada não só pelo Song Plus, como também pela versão Pro. Com isso, o híbrido conseguiu ter maior destaque no mercado e superou antigo líder do segmento dos eletrificados — e rival direto — Haval H6.
Em agosto, a família Song emplacou um total de 2.516 unidades. Já o H6 teve 2.112 emplacamentos, perdendo não só a liderança, como também o segundo lugar para o BYD Mini, com um total de 2.298.
Em quarto lugar temos o primeiro carro de origem não chinesa e o primeiro MHEV do ranking: o Corolla Cross, que totalizou 1.202 emplacamentos em agosto. Diferente de outros meses, o Dolphin não teve sua melhor qualificação e ficou na quinta posição com 1.056 emplacamentos, cainda uma posição em relação ao mês anterior.
Abrindo a segunda parte do top 10, mais um BYD. O King teve 384 emplacamentos e se destacou como o sedã eletrificado mais vendido. Com apenas duas unidades de diferença, o GWM Ora 03 aparece em sétimo, seguido por outro sedã, o Toyota Corolla, que somou 331 emplacamentos.
A Volvo fecha o top 10 com o híbrido XC60 (325) e o elétrico EX30 (314).