Caoa Chery quer vender Tiggo 9 e mais carros elétricos no Brasil
O maior SUV da Chery deverá chegar ao país ainda em 2025, deixando a versão híbrida plug-in para outro momento

O último carro realmente novo lançamento pela Caoa Chery no Brasil foi o iCar, em 2022. Desde então, a fabricante tem focado seus esforços para oferecer novas versões de modelos já conhecidos, principalmente em uma faixa de preço mais baixa, como foi o caso dos Tiggo 5X Sport e Tiggo 7 Sport. Agora é o momento de olhar para novos modelos e um deles será o Tiggo 9.
Durante o lançamento do Caoa Chery Tiggo 7 PHEV, QUATRO RODAS conversou com Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo Caoa. Questionado sobre a possibilidade de novos modelos chegarem ao Brasil, o executivo reiterou que o Tiggo 9 segue nos planos para a marca no país.

A chegada do SUV topo de linha da empresa havia sido confirmada pelo próprio CEO em agosto passado, em conversa com jornalistas em uma visita à fábrica em Anápolis (GO). Será importado da China e a previsão de chegada segue para 2025, possivelmente no segundo semestre.
Existe até um cronograma inicial, trazendo o utilitário primeiro com motor a combustão e deixando a versão híbrida plug-in para um segundo momento. O terceiro passo será a nacionalização do veículo, da mesma forma que a Caoa Chery está fazendo com o Tiggo 8 PHEV (previsto para virar nacional este ano) e deve repetir com o Tiggo 7 PHEV.

Não é por acaso que trarão o Tiggo 9 para o mercado nacional. Carlinhos (como é chamado pelas pessoas mais próximas) participou da apresentação do carro no Salão de Pequim (China) em 2024, sendo uma das pessoas a retirar os panos para revelar o SUV.
Na China, o Tiggo 9 é vendido com um motor 2.0 turbo de 265 cv e 41 kgfm, mas não se surpreenda se chegar equipado com o 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm do Tiggo 8 Pro. Trabalhará em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Já a versão híbrida plug-in tem um 2.0 turbo e um motor elétrico no eixo traseiro, entregando um total de 366 cv e 40,8 kgfm.
Considerando que o Tiggo 8 PHEV custa, agora, R$ 279.990, o Tiggo 9 poderia ser o primeiro Chery a passar dos R$ 300.000.
E quanto aos elétricos? A Caoa Chery hoje só tem o iCar em seu portfólio e quase não o vende. O CEO da empresa admitiu que o subcompacto é “nicho dentro de um nicho”, por ser um carro elétrico pequeno e de duas portas. Acabou sendo muito procurado por empresas para transporte interno.
No entanto, o desempenho do iCar não assustou a fabricante, que estuda novos modelos elétricos para o Brasil. “Entendemos que o híbrido plug-in é uma solução melhor para o brasileiro pela falta de infraestrutura de recarga, mas também temos a tecnologia do elétrico na China e estamos estudando quais as melhores opções para o país”, explica o executivo.
Esta é uma área em que a empresa está devendo, sem ter opção mais interessante e em uma faixa de preços mais ampla. Com BYD e GWM já pegando os clientes e mais marcas chinesas chegando ao país (Omoda & Jaecoo, GAC, Leapmotor e SAIC-MG) com carros elétricos, a Caoa Chery pode acabar ficando para trás no mercado de elétricos se não se mover.