Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

BYD U9 é testado em Nürburgring e sai da pista com freios ‘pegando fogo’

Superesportivo chinês inicia testes no circuito alemão com o objetivo de quebrar o recorde de volta do Rimac Nevera

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 jul 2024, 14h54 - Publicado em 1 jul 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BYD quer dar um passo importante para conquistar ainda mais espaço na indústria automotiva. Famosa pelos carros elétricos mais acessíveis, a montadora também quer ser reconhecida no meio dos esportivos. Para isso, está testando o YangWang U9 em Nürburgring, na Alemanha, com o objetivo de bater o tempo de volta do Rimac Nevera — mesmo que, para isso, seja preciso derreter seus freios.

    Publicidade

    Assim como o carro croata, o U9 também é um hiperesportivo elétrico com potência e torque absurdos: são 1.256 cv e 171,31 kgfm. Já o Nevera vai mais além, entregando incríveis 1.914 cv e 240,6 kgfm.

    Publicidade

    A diferença não só parece, como é realmente grande. Em linha reta, por exemplo, o U9 leva 2,36 s para chegar aos 100 km/h, bastante tempo se comparado aos 1,81 s do Nevera. Mas não é só potência e torque que fazem um carro ser rápido. Em circuitos difíceis, como o de Nürburgring, o carro precisa ter muito mais que isso.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A carta na manga da BYD é a suspensão Disux-X. Durante a apresentação oficial do carro, pudemos ver o sistema fazendo o carro ‘dançar’ no palco, mas na realidade ele controla as taxas de mola e amortecimento para estabilizar o carro em tempo real. Na pista, ele trabalha para manter o U9 o mais plano possível nas pistas, algo que seria impossível com uma suspensão comum, afinal, estamos falando de um esportivo de 2.475 kg.

    Publicidade

    O vídeo com os primeiros testes em Nürburgring permite ver o piloto tentando extrair o máximo do BYD U9 em um dos traçados mais difíceis do autódromo. A exigência foi tamanha que os freios do carro ficaram incandescentes, algo pouco comum de se ver em carros de rua.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Apesar de todo o esforço, o U9 ainda não chegou próximo de bater o tempo no Nevera, de 7:05.29 minutos. Mas os testes ainda estão no começo, então ainda poderão fazer ajustes para tornar o supercarro da BYD capaz de se aproximar da casa dos 7 minutos.

    BYD Yangwang U9
    (Divulgação/BYD)

    A BYD ainda não confirmou a chegada do U9 no Brasil, mas de seu irmão SUV, sim. A marca de luxo YanWang estreia ainda esse ano com o SUV U8, que não pula como o esportivo, mas tem entre seus trunfos a capacidade de andar com pneu furado, girar no próprio eixo e até navegar.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.