O BYD Song Plus é vendido no Brasil em versão híbrida plug-in, mas acaba de ganhar uma versão elétrica na China, chamada Song Plus Champion Edition. Para não complicar as coisas, terá outro nome para o mercado global: BYD Seal U.
A versão de exportação do SUV chinês fará sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Munique, em setembro. Com a mudança de nome, ele passará a fazer parte da mesma família do sedã elétrico BYD Seal EV, que está sendo lançado agora no Brasil, e de sua versão híbrida plug-in, o Seal DM-I.
A marca chinesa possui duas nomenclaturas definidas nas séries de seus veículos: a primeira chamada Dynasty, que contempla dinastias chinesas (Han, Tang, Song e Yuan, por exemplo) e a segunda Ocean, com nomes de carros relacionados ao tema marinho, como o Dolphin e o Seal.
Pelo menos o BYD Seal U também foi concebido sobre a plataforma 3.0 da BYD, a mesma do Seal sedã. Mas as dimensões são completamente diferentes, tendo 4,78 m de comprimento, 1,89 largura, 1,66 m altura e 2,76 m de entre-eixos.
O SUV elétrico também guarda semelhanças com o Seal EV no design, com frente completamente fechada, faróis estreitos, capô mais inclinado e lanternas traseiras integradas.
A cabine do Seal U, porém, é exatamente a mesma do BYD Song Plus vendido no Brasil. O que muda é o fato do seu acabamento ser todo preto. Mantém, inclusive, a mesma tela rotativa de 15,6”, painel de instrumentos digital, volante de três raios e um seletor de marchas do tipo joystick.
Nesta versão elétrica, o SUV tem duas mecânicas elétricas disponíveis. Pode ter motor de 204 cv alimentado por uma bateria LFP de 71 kWh, com autonomia de 520 km, ou com um motor de 218 cv alimentado pela bateria de 87 kWh, com autonomia de 500 km. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,6 e 9,3 segundos, respectivamente, com velocidade máxima de 175 km/h nas duas versões.
O início das vendas do BYD Seal U fora da China é esperada para acontecer até o início de 2024. A fabricante ainda não divulgou se o novo SUV elétrico também será vendido no Brasil.