A mobilidade elétrica é muito discutida quando falamos sobre transporte individual ou particular, mas quando se trata de veículos de entrega ela é uma solução indiscutível.
A eletrificação dos veículos de last mile (fazem a última etapa da entrega de uma encomenda) já é uma realidade no Brasil. Mas a última criação da BYD para este mercado foi apresentada na IAA Transportation 2024, a maior exposição de modelos comerciais do mundo, que acontece em Hannover, Alemanha.
Trata-se do BYD E-Vali, um veículo comercial leve elétrico desenvolvido especificamente para as necessidades do mercado europeu. Com foco em entregas urbanas, o E-Vali está disponível em duas versões, para 3,5 toneladas e 4,25 toneladas.
Independente da carroceria, os recursos tecnológicos são os mesmos. Há piloto automático adaptativo, alerta de colisão traseira com frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego e controle de subida. Para atualização desses sistemas e também da central multimídia, o modelo pode receber atualizações remotas, também chamada de Over-the-air.
A central multimídia é a mesma utilizada nos BYD Dolphin, King e Yuan Pro, com tela giratória de 12,8” que permite conexão com Apple Car Play e Android Auto sem fio. Há também carregador por indução no console central e é possível ativar comandos por voz. O quadro de instrumentos digital é o mesmo do BYD King, com 8 polegadas.
O BYD E-Vali tem uma capacidade volumétrica de até 17.900 litros no compartimento de. O modelo de 4,25 toneladas permite uma carga útil de até 1.450 kg. Ele apresenta portas traseiras de abertura ampla, assentos dobráveis para maximizar o espaço e altura suficiente para que adultos fiquem em pé no interior. Enquanto a versão de entrada tem quase 6 metros de comprimento a de 4,25 toneladas mede quase sete metros e o entre-eixos varia de 3,86 metros até 4,55 metros.
O BYD E-Vali oferece um alcance de até 250 km (WTLP) alimentado por uma bateria Blade de 80,64 kWh, que pode ser carregada de 10% a 80% em 30 minutos em ponto de recarga do tipo DC, também conhecido como rápido. Os dados do motor não foram divulgados pela fabricante.
A marca já fez história no Brasil nesse mercado de furgões elétrico, pois lançou o primeiro furgão elétrico, o e-T3, em 2016. Inclusive ele foi uma dos primeiros elétricos a bater 300.000 km por aqui. De 2016 para cá, a Stellantis, Ford e Renault também decidiram investir nesse mercado e lançaram o Renault Kangoo elétrico, Citroën Ë-Jumpy, Fiat e-Scudo e Ford e-Transit.