Kia apresentou no CES 2024, que está acontecendo em Las Vegas, nos EUA, os utilitários que poderão substituir o Kia Bongo no futuro. Trata-se de uma linha conceitual de utilitários elétricos, os Kia PV1, PV5 e PV7, que chamam a atenção por ter um sistema de troca de carroceria simples e rápido, segundo a empresa.
Entre os três, o que teve mais informações divulgadas é o Kia PV5, que será lançado primeiro. Tem porte intermediário e uma série de diferentes carrocerias, que podem ser trocadas com facilidade de acordo com a necessidade.
A Kia não explicou em detalhes como ocorre a “transformação” do utilitário, mas a carroceria é dividida em duas partes: a cabine fixa e o chamado “módulo de vida”, que é acoplado ao resto da estrutura por alguns encaixes mecânicos e outros eletromagnéticos. E são justamente esses que permitirão a troca entre os tipos de carroceria com mais facilidade, como se fossem peças de Lego.
A montadora pretende disponibilizar o PV5 com carrocerias no estilo van, teto alto, básico e chassi. Cada uma dessas terá um kit individual, que será entregue junto com o veículo. Assentos e outras partes internas também serão móveis para facilitar o processo de troca de módulo. Além disso, a Kia também vai disponibilizar um software para ajudar na gestão de toda a frota de PV.
Mas as inovações não param por aí. A plataforma criada para a linha PV chama-se PBV — sigla que em tradução livre significa “Plataforma Além do Veículo”. A ideia é que a Hyundai continue utilizando a arquitetura para criar outros veículos modificáveis, criando um ecossistema.
Esse ecossistema vai girar em torno de um software específico, capaz de ser integrado com drones e uma linha de robôs assistentes, como os Boston Dynamics Spot e Stretch. O primeiro é um quadrúpede, que tem uma versão equipada com sensor Lidar e câmera termal, desenvolvido em parceria com a Hyundai (atual dona da Boston Dynamics) para ajudar na segurança das fábricas. O outro é um braço mecânico para transporte e organização de caixas. Há planos também de transformar os utilitários em veículos autônomos no futuro.
“O negócio Kia PBV é o auge da nossa abordagem comercial centrada no cliente. Com o objetivo de desenvolver PBVs e soluções adaptadas aos seus ambientes de negócios, estamos confiantes de que estas parcerias fortes serão uma força motriz no caminho para nos tornarmos num fornecedor de soluções de mobilidade sustentável.”, disse Pierre-Martin Bos, diretor da unidade PBV.
Sobre os outros dois modelos, a Kia não deu muitos detalhes. A única coisa que foi dita é que o PV1 será o menor entre os três e focado no serviço urbano. Já o PV7 terá a maior capacidade e uma “autonomia impressionante”. A linha PV terá uma fábrica própria na Coréia do Sul, que deve começar as operações em 2025 com capacidade para produzir 150.000 unidades por ano.