A linha BMW Série 5 está crescendo também entre os elétricos. O BMW i5, que será lançado no Brasil ainda em fevereiro, acaba de ganhar uma nova opção de carroceria: a perua i5 Touring, que chega com duas novas opções elétricas — e uma delas supera os 600 cv.
O modelo segue os passos do sedã e pretende ser uma alternativa aos SUVs e não se afasta muito do design do i5. A frente é praticamente igual, a carroceria tem curvas suaves na lataria e pode exibir até rodas de 21 polegadas.
Mas o que define a personalidade da BMW i5 Touring é a traseira prolongada, mas que traz caimento um pouco mais acentuado. As lanternas são separadas e há, também, um pequeno spoiler que se estica do teto para o vidro traseiro.
Alta tecnologia e interior futurista
A cabine traz um visual já conhecido de outros BMW, com um display curvo que consiste em um painel de instrumentos digital de 12,3” m uma central de infoentretenimento de 14,9”. O carro também está equipado com o sistema operacional BMW 8.5, que suporta transmitir de aplicativos de streaming até jogos AirConsole.
A BMW já adiantou que a perua poderá ter bancos esportivos e um novo volante. Outro detalhe a ser destacado são os componentes utilizados no interior do carro, que, segundo a marca, são feitos a partir de materiais totalmente veganos. Mas o maior destaque para o modelo é o seu espaço interno. Apenas de porta-malas, a perua comporta 570 litros, que podem ser expandidos para até 1.700 litros, rebatendo os bancos.
Além disso, uma variedade de opções estará disponível, incluindo teto panorâmico de vidro e couro BMW Individual Merino. Os compradores também poderão obter um sistema de áudio premium Bowers & Wilkins de 18 alto-falantes.
Motores da BMW i5 Touring
As duas versões elétricas têm bateria de 81,2 kWh, mas motores com potência e autonomia diferentes. No i5 eDrive40 Touring, um motor traseiro é responsável por desenvolver 340 cv de potência e 43,8 kgfm. Esta variante pode ir de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e tem autonomia elétrica de 560 km no ciclo WLTP.
Pra quem busca desempenho, o i5 M60 xDrive Touring deve ser o escolhido. O carro traz configuração bimotor com tração integral gerando 601 cv e 83,6 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A autonomia tem uma bela diminuição, caindo para 506 km na melhor das hipóteses.
Para quem ainda faz questão de motor a combustão, a BMW apresentou os Série 5 Touring em versões híbridas leves, mas com motor quatro cilindros 2;0 turbodiesel com 194 cv e 40,7 kgfm. Ele está acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e também pode ser combinado a um sistema integral opcional.
Outras versões híbridas devem surgir até o meio do ano, sendo um diesel de seis cilindros e duas variantes do modelo com tração híbrida plug-in de última geração, neste caso, com motor a gasolina.
Valores para o novo BMW i5 Touring não foram divulgados.