Surpreendentemente, a BMW decidiu não apresentar qualquer automóvel novo real no Salão de Munique. Sua grande atração é o conceito BMW i Vision Circular, que pretende mostrar como um carro ecologicamente perfeito pode ser integrado no ciclo ambiental – mas só no ano de 2040…
Se normalmente tudo gira em torno de dados se performance, consumo e grandes emoções, chama atenção a sobriedade com que a BMW encara o futuro no salão na cidade-sede dos bávaros – e não em Frankfurt como nas últimas décadas.
Além de querer mostrar que encara a sustentabilidade a sério (e a forma fluida com que a mesma poderá se combinar com a mobilidade no futuro), a BMW quis levantar um pouco do véu sobre a próxima linguagem de design dos seus veículos. E não faltará quem veja neste carro-conceito uma antecipação das linhas de um futuro sucessor do i3… ou, mesmo que não seja exatamente isso, o seu futuro elétrico compacto.
Visualmente, é difícil reconhecer que estamos diante de um BMW, porque o i Vision Circular não tem um capô clássico e mais se parece mais com um micro-monovolume com grande área envidraçada e pouca carroceria.
O veículo de quatro lugares e totalmente elétrico, claro, garante um espaço amplo o suficiente para um carro urbano. A grade frontal clássica, com o rim duplo, desapareceu e se juntou com elementos dos faróis como superfície de comunicação e design. Na traseira também há uma ampla faixa transversal Iluminada de ponta a ponta envolvendo o logótipo da BMW. Acima está um enorme vidro traseiro coroado por uma antena do tipo barbatana de tubarão.
As coisas ficam ainda mais radicais quando entramos no carro pela enorme porta dianteira (são quatro, as traseiras são menores abrem num movimento invertido, como no i3). Isto porque o i Vision Circular dispõe de uma unidade central de controlo no meio do painel, que bem poderia ter saído de um episódio da Guerra das Estrelas.
O banco traseiro corrido tem um design de sofá dos anos 1970 e mesmo com semelhanças com os dois dianteiros, suspensos, estes últimos acabam por ter um aspecto mais moderno. Tudo em materiais totalmente reciclados e recicláveis, claro. Os encostos de cabeça são também almofadas muito confortáveis, principalmente os da frente, e integram alto-falantes para que cada ocupante possa definir qual a fonte de música que quer ouvir.
Que mundo teremos em 2040?
Claro que podemos nos questionar sempre a BMW ainda vai fabricar automóveis em 2040, daqui a 19 anos. É esperar para ver. Mas com a velocidade a que a indústria automotiva e o mundo estão mudando e o fato de várias marcas estarem anunciando que vão deixar de fazer veículos compactos (por falta de rentabilidade financeira) muito terá que mudar até lá.
Como este conceito representa para a BMW um projeto que pode se materializar, e não apenas um devaneio de designers, parece que a ideia da fabricante é continuar a oferecer este tipo de veículo. Até porque a contínua redução dos custos da tecnologia de propulsão elétrica os tornará claramente mais acessíveis a médio e longo prazo.
“O i Vision Circular mostra como pensamos de forma abrangente e consistente sobre a mobilidade sustentável, e representa a nossa vontade de ser pioneiro no desenvolvimento de uma economia circular. Porque o desenvolvimento atual dos preços das matérias-primas mostra os efeitos que uma indústria que depende de recursos limitados deve esperar”, explica Oliver Zipse, CEO da BMW.
Há bem pouco tempo a BMW chegou a ser a marca de automóveis que mais confiava na fibra de carbono como o “ingrediente secreto” para fabricar veículos elétricos muito leves e, logo, com autonomia dilatada, mas a evolução da indústria não foi por esse caminho e os bávaros não vão prosseguir com o trajeto iniciado precisamente com o BMW i3.
A carroceria do i Circular é feita quase inteiramente de materiais reciclados, de aço, alumínio, plástico e vidro. Se a proporção de componentes reutilizados nos veículos BMW ronda atualmente os 30%, é de prever que a mesma aumentar gradualmente até aos 50%.
Num veículo futurista e conceptual como este percebe-se a idealização de um mundo perfeito, sendo feito com materiais 100% reciclados, provenientes de círculos fechados (daí o nome do projeto). Isso é verdade também para a bateria de estado sólido, que não só é totalmente reciclável, como feita inteiramente de materiais reciclados. Até os pneus são feitos de borracha natural sustentável e têm uma aparência ligeiramente transparente, à qual foram adicionadas partículas de borracha coloridas para reforço.