Diz o ditado que “Se não pode com eles, junte-se a eles”. A Audi está fazendo isso para reinventar sua operação na China com novos carros elétricos. A fabricante alemã se juntou com a SAIC (como é mais conhecida a Shanghai Automotive Industry Corporation) para criar uma joint venture que comandará a nova submarca… AUDI. Isso mesmo, mesmo nome mas em maiúsculo e sem as quatro argolas.
A Audi nem é a primeira empresa a fazer isso na China. A Honda apresentou a Ye neste ano, em parceria com a Dongfeng. A Volkswagen, por sua vez, tem a submarca Jetta há alguns anos, em parceria com a Chinesa FAW, para vender carros mais simples e antiquados voltados para o público jovem. Mas nenhuma dessas submarcas reproduzem o nome da marca-mãe.
Fica um pouco mais fácil entender essa estratégia conhecendo o carro-conceito AUDI E, que dá uma prévia de três modelos que podem entrar em produção em um futuro: meados de 2025.
Repare que, diferentemente dos modelos tradicionais da Audi, o novo conceito AUDI E abandona as quatro argolas na grade e usa o nome por extenso. Isso sinaliza bem uma nova identidade visual, tanto para a submarca quanto para o design dos carros. A empresa acredita que isso será suficiente para garantir uma diferenciação frente aos modelos tradicionais.
Como dito, o visual da carroceria é totalmente inédito. O conceito traz um estilo mais extravagante, com um jogo de leds na frente, além de muitos vincos por toda a carroceira. A pintura é bicolor e a carroceria é de perua. Aliás, ele se assemelha bastante ao novo A5 Avant, mas é ainda maior. As dimensões são as seguintes: 4,87 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,46 m de altura e um imenso entre-eixos de 2,95 m.
A cabine ostenta um único grande display que se divide entre a central multimídia e o quadro de instrumentos. Há apenas quatro assentos, sendo todos eles individuais. Além disso, o modelo esbanja muito luxo, com acabamento premium e até elementos em madeira.
A plataforma é diferente, resultado do trabalho das duas empresas. A arquitetura elétrica de 800 V combina dois motores elétricos para gerar 754 cv combinados. Com tração Quattro da Audi e capacidade de vetorização de torque, o novo conceito da AUDI pode ir de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, de acordo com a empresa.
O modelo também está equipado com uma grande bateria de 100 kWh de capacidade, o que dá ao novo AUDI mais de 700 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. Os detalhes de carregamento ainda não foram divulgados, mas, segundo a empresa, ele pode ter 300 km de autonomia em apenas 10 minutos em um carregador de alta potência.
Três modelos até 2027
O novo conceito em carroceria de perua dará origem ao primeiro modelo da AUDI ainda em 2025. Outros dois modelos, um sedã e um SUV, também estão dentro do planejamento da empresa. Os futuros carros devem chegar em 2026 e 2027, respectivamente, baseados no próprio conceito AUDI-E.
O primeiro modelo conceito foi concebido em apenas 18 meses neste primeiro trabalho conjunto entre a Audi e SAIC. É menos da metade do tempo para o desenvolvimento de um carro da marca alemã. As operações seguirão a todo vapor para alcançar uma boa colocação no grande mercado chinês.