O Caoa Chery iCar já está mais caro, mas ainda é o carro elétrico mais barato do Brasil. Por R$ 144.990, ainda custa R$ 2.000 a menos que o Renault Kwid E-Tech – que também ficou mais caro recentemente.
Mesmo assim, o iCar tem características curiosas e equipamentos difíceis de encontrar em outros compactos. A começar pelo simples fato de ser um carro com duas portas e tão pequeno a ponto de um Fiat Mobi ser 40 cm mais comprido.
Estrutura de alumínio, “lataria” de plástico
É quase impossível ver a estrutura de alumínio da carroceria do Chery iCar. Isso porque praticamente tudo que se vê, e que em outros carros poderia ser chamado de lataria, nele é feito de plástico e polímeros. Isso vale para as portas, a tampa do porta-malas e até para o capô, que é removível.
Suspensão independente
Não há ou hatch compactos à venda no Brasil com suspensão independente nas rodas traseiras. Soa como requinte, mas é algo mandatório em um carro com tração nas rodas traseiras que quer evitar o eixo rígido. Bem, assim como os Kwid com motor a gasolina, o Kwid elétrico também tem eixo rígido na traseira, ainda que a tração seja dianteira.
Hatch 2+2
Sim, o Chery iCar é um carro de quatro lugares. Mas acomodar alguém ali será uma missão tão difícil quanto utilizar os bancos traseiros de um Porsche 911. Até tem Isofix para instalação de cadeirinhas infantis, mas nem todas caberão ali. O que é legal é que os bancos dianteiros são elétricos, com direito a botão para franquear o acesso ao banco traseiro.
Porta-malas?
Essa é uma questão curiosa. Como motor e inversor estão instalados na traseira e como o carro é minúsculo, quase não há porta-malas. O compartimento tem apenas 100 litros e até dispensa o tampão de cobertura. Ao rebater os encostos traseiros, a capacidade aumenta para 380 litros, ficando maior que o de alguns SUVs.
E quem tem teto de vidro?
O Chery iCar tem teto panorâmico de série, assim como algumas versões do Peugeot 208. Curiosamente, a cortina de cobertura é dividida em duas partes: uma para trás, outra para a frente.
Acabamento interessante
Há plásticos convencionais por todo o lado, mas há preocupação com alguns detalhes. A parte superior do painel tem revestimento de toque macio e os bancos, com encosto inteiriço e vazado, também tem material sintético em uma curiosa tonalidade azul. O que falta mesmo é uma tampa para o porta-luvas.
Outros mimos
O iCar tem quadro de instrumentos digital do tipo que usa leds para compor seu grafismo, e não telas, um esquema que infelizmente está virando moda. Mas ainda tem mimos como chave presencial e partida por botão.
Quem gosta de motorzinho?
Se tem uma coisa que o iCar não é, é potente. Seu motor elétrico tem 61 cv e 15,3 kgfm, o que de certa forma é torque de motor 1.5. Mas limita a velocidade máxima do Caoa Chery iCar em 100 km/h. O JAC e-JS1 chega aos 115 km/h e o Renault Kwid E-Tech, aos 130 km/h.
Recarga rápida
Ao contrário dos concorrentes, o Chery iCar é compatível com recarga rápida. A bateria de 30,4 kWh permite rodar até 282 km e pode ter sua carga reposta em 36 minutos em um carregador de 50 kW.
Controle remoto
O iCar tem central multimídia com tela de 10,25 polegadas, ar-condicionado que pode ser ligado remotamente e agendamento de recarga.