Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lancia Delta HF Integrale: o hatch médio que se tornou uma lenda dos ralis

Como o espírito inovador e competitivo da Lancia transformou o pacato hatch familiar no maior campeão de rali da história

Por Felipe Bitu
Atualizado em 1 jul 2021, 15h31 - Publicado em 1 jul 2021, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lancia Delta HF Integrale
    Um total de 44.296 Integrale foram produzidos entre 1987 e 1993 (ALESSANDRO CERRI/Quatro Rodas)

    Poucos fabricantes possuem uma história tão rica quanto a italiana Lancia. Marcada pelo pioneirismo técnico, a empresa fundada por Vincenzo Lancia completará 115 anos este ano mantendo sua hegemonia nos campeonatos de rali: foram dez títulos mundiais conquistados em menos de 20 anos, os seis últimos pelas rodas do lendário Delta Integrale.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    Apresentado em 1979, o Delta era um hatch de cinco portas e linhas retas definidas por Giorgetto Giugiaro. Baseado na plataforma do Fiat Ritmo, conquistou o título de Carro do Ano na Europa em 1980. Era impulsionado por motores de quatro cilindros e contava com suspensão independente McPherson nas quatro rodas.

    Continua após a publicidade

    A segunda série do Delta teve início no modelo 1983, com destaque para a versão esportiva 1600 GT. Era alimentada pelo renomado motor Lampredi com duplo comando de válvulas (105 cv) e recebia freios a disco nas quatro rodas. Meses depois, surge a versão 1600 HF Turbo (130 cv), que ia de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos com máxima de 195 km/h.

    Lancia Delta HF Integrale
    As rodas Speedline Montecarlo calçavam pneus 205/45 R16 (Alessandro Cerri/Quatro Rodas)

    Campeã do mundial de rali em 1983, a Lancia rapidamente criou o Delta S4 com chassi tubular, tração integral e motor central com sobrealimentação por compressor mecânico e turbo. Com o fim do Grupo B, em 1986, a FIA determinou que os automóveis do Grupo A deveriam se basear em modelos de produção: foi o ponto de partida para o Delta HF 4WD.

    Publicidade

    Apresentado em maio de 1986, o HF 4WD recebe tração integral, o motor turbo de 2 litros e 165 cv do Lancia Thema. Seus 1.190 kg aceleravam de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e a velocidade máxima era de 208 km/h. O torque máximo de 26,5 kgfm saltava para 29,6 kgfm em overboost. Os faróis retangulares davam lugar a dois pares de faróis redondos.

    Continua após a publicidade

    O Delta HF 4WD dominou o Grupo A em 1987, vencendo nove das 13 etapas do mundial. Sua primeira evolução foi apresentada no Salão de Frankfurt do mesmo ano: o Delta HF Integrale, com rodas de 15 polegadas em para-lamas alargados, redimensionamento da suspensão e freios e turbina Garrett T3 calibrada pela Abarth, para render 185 cv.

    Publicidade
    Lancia Delta HF Integrale
    Tração integral e bitolas com 1,5 metro de largura (Alessandro Cerri/Quatro Rodas)

    Estava consideravelmente mais rápido e veloz: precisava de apenas 6,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a máxima era de 212 km/h. Assim o Delta conquistou o segundo campeonato de rali na temporada 1988 nas mãos dos pilotos Markku Alén e Miki Biasion. A equipe independente Jolly Club também fez bom uso do Delta HF Integrale.

    Continua após a publicidade

    O acirramento da concorrência em 1989 motivou um novo estágio na evolução do Delta: a adoção de um cabeçote com quatro válvulas por cilindro. Esse conjunto mecânico rendia 220 cv a baixos 5.500 rpm em razão de um turbo menor para respostas mais rápidas. O 0 a 100 km/h era realizado em menos de 6 segundos e a máxima chegava a 220 km/h.

    Publicidade
    Lancia Delta Integrale
    Série especial Martini 6 trazia interior com Alcantara azul e manômetro do turbo no centro do painel (Alessandro Cerri/Quatro Rodas)

    O novo cabeçote era evidenciado pelo capô mais alto, com saídas de ar para melhorar a refrigeração. Para conter tamanho desempenho, os pneus ficaram mais largos e os freios receberam ABS. Para segurar a tendência ao subesterço o sistema de tração foi recalibrado para distribuir 47% do torque ao eixo dianteiro e 53% ao traseiro.

    Continua após a publicidade

    O Delta HF Integrale 16V conquistou o quarto título mundial consecutivo em 1990, mas o espanhol Carlos Sainz garantiu o campeonato de pilotos graças ao avanço do Toyota Celica GT-Four. A disputa ficou ainda mais equilibrada em 1991, situação que forçou a Lancia a apresentar o Lancia Delta HF Integrale Evoluzione. Apelidada de “Deltona”, a Evoluzione rendia 210 cv a 5.750 rpm e 31 kgfm a 3.500 rpm. O 0 a 100 km/h era feito em 5,7 segundos com máxima de 220 km/h. Direção, suspensão e freios eram revistos, com adoção de pinças dianteiras Brembo. Ainda mais agressiva, trazia novas entradas de ar no capô, bitolas mais largas e para-lamas ainda mais abaulados.

    Lancia Delta Integrale
    Aerofólio traseiro funcional, com três posições fixas de ajuste (Alessandro Cerri/Quatro Rodas)

    Em 1992, a Evoluzione garantiu o sexto título consecutivo para a Lancia, feito ainda inigualado na história mundial do rali. Para fechar com chave de ouro, a Evoluzione II foi apresentada em 1993 com injeção eletrônica sequencial e turbo refrigerado a água, que resultaram em 215 cv. É facilmente identificada pelas rodas de 16 polegadas com pneus 205/45.

    Continua após a publicidade

    O Integrale das fotos pertence a uma coleção de Minas Gerais. Ele é o único exemplar no Brasil entre as 310 unidades da série Martini 6 produzidas em 1992. O Delta foi o último modelo a defender a tradição nas pistas: a Lancia não teve destaque nos últimos 30 anos e seu futuro no grupo Stellantis ainda é incerto.

    Lancia Delta HF Integrale
    Motor Lampredi Bialbero 16 válvulas e turbo: usina de torque e potência (Alessandro Cerri/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica

    Lancia Delta HF Integrale Evoluzione 1 “Martini 6” 1992

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.