Clique e assine por apenas 8,90/mês

Vaporizador de combustível promete reduzir consumo em até 40%; consegue?

Teste de produto: Air Power Sandecar diz promover redução de 20% a 40% no consumo, mas em nosso teste... não chegou perto disso

Por Fernando Garcia - 22 Maio 2019, 07h00
Promessa de economizar combustível do Air Power Sandecar não passa disso: promessa Renato Pizzutto/Quatro Rodas

Saber que podemos economizar alguns trocados com o consumo de combustível é sempre animador, e por isso não faltam no mercado de acessórios alguns dispositivos que prometem deixar o motor de 20% até 40% mais econômico.

Entre eles está o Air Power Sandecar, que se destaca pelo seu funcionamento inédito.

“Um sistema de vaporização criado para gerar mais economia dando mais autonomia através do vapor do combustível de seu veículo, seja ele movido a gasolina ou etanol”, descreve o site da empresa, que vende o equipamento por R$ 900.

Sem uma explicação científica do processo, o comunicado diz apenas que a diminuição no consumo ocorre pelo combustível que entraria em estado líquido no aparelho – que se assemelha a uma caixinha de fusíveis – e sairia vaporizado.

Continua após a publicidade

Esse vapor seria introduzido na câmara, onde ele promoveria o enriquecimento da mistura. Essa é a teoria. Na prática, resolvemos fazer um teste de pista igual ao usado para medir os carros que são lançados pelas montadoras.

Para garantir as condições ideais de funcionamento, entramos em contato com os representantes da Sandecar, pedimos o aparelho emprestado e perguntamos quais seriam o carro e o combustível mais indicados.

Em tese, o sistema funciona em qualquer veículo movido a gasolina ou etanol. Por sugestão da empresa, o eleito foi um Chevrolet Onix 1.4 abastecido com gasolina.

Nas medições do carro sem o equipamento, registramos 12,9 km/l no ciclo urbano e 16,2 km/l no rodoviário.

Continua após a publicidade

Após a instalação, feita pelos próprios técnicos da Sandecar, repetimos o processo e o resultado foi quase igual: 12,5 km/l no perímetro urbano e 16,2 km/l no rodoviário.

Frustrados com os resultados, eles nos pediram uma segunda chance. No mesmo dia, os técnicos instalaram um segundo Air Power e refizemos as medições, mas quase nada mudou: 12,8 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.

“Esse teste está errado, pois não deveria ter sido feito em pista fechada. O correto é encher o tanque e rodar em vias públicas”, alegou Helio Serra, representante da empresa.

Avaliação – Vaporizador de combustível Air Power Sandecar

Cumpre o que promete: Não
Nota:
0
Comentário: Ele deveria vaporizar o combustível e melhorar o consumo, mas na pista não mostrou grandes mudanças
Preço: R$ 900
Compra: http://www.sandecar.com.br

Publicidade